Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


   A Comitiva do Noroeste se reuniu na tarde da última quinta-feira (30/03) com técnicos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Brasília, o objetivo do encontro é resolver os impasses envolvendo questões indígenas e as obras da BR 174.

   Acompanhados do Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB), Ivan Diretor da empresa Ecoplam e Fábio Calmon Diretor da Sinfra de MT, a comissão ouviu dos técnicos como está a situação, de acordo a técnica de Análise e Projetos da FUNAI, Drª Janete “essa foi a primeira vez que recebemos uma equipe para saber como está a situação projeto da obra da BR 174” ela destacou ainda que os técnicos da FUNAI aguardam desde 2012 um parecer da Sinfra//MT sobre o estudo de componente indígena, “já faz cinco anos que aguardamos o estudo e o estado nunca fez” afirmou.

   Janete frisa que a FUNAI na verdade não é o entrave, o órgão simplesmente é um regulador e deixou claro que aquilo que for da alçada da entidade, a equipe estará a inteira disposição. “Eu quero que entendam que a FUNAI não está travando nada, só que é preciso fazer o estudo de componente indígena, quem tem a responsabilidade de fazer isso é o governo do estado, no caso a Sema” disse ela.

  Ficou acordado na reunião que a SEMA/MT terá de enviar um ofício para Superintendência da FUNAI, assim que o governo de Mato Grosso for notificado terá o compromisso de acionar a empresa Ecoplam que consta no processo o aditivo de contrato, a partir dai a empresa terá 15 dias de prazo para apresentar um relatório de como será feito esse estudo.

Após receber os dados, a FUNAI vai analisar os estudos de impactos de acordo com os lotes que já foram licitados, então será feita uma parceria com o ministério público, caso o MP concorde com os dados apresentados poderá ser assinado o TAC (termo de acordo e conduta) com o estado avalizado pela FUNAI.

 A reunião contou com a presença do presidente da comissão da BR174 Bernardino Crozetta,  presidente da Frente Parlamentar do Noroeste, ver. Marcos Venicio Rodrigues da Silva, Adriano Fernandes Assessor do Deputado Federal Ezequiel Fonseca, Prefeita de Juruena Sandra Josy,  prefeito de Colniza Esvandir Antônio Medes, os presidentes das Câmaras de Vereadores, de Juruena Darci Viera Lopes, de Colniza, Rodolfo Cesar Andrade Gonçalves, os vereadores,  Diogo Orben de Juruena e Oseia Pereira Guedes de Colniza

Fonte: DN Notícias
Marcadores: , ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.