Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A primeira edição de 2017 ocorre em 24 de abril na comunidade rural Clorinópolis, em Cáceres
A primeira edição de 2017 ocorre em 24 de abril na comunidade rural Clorinópolis, em Cáceres
Foto de Assessoria/Senar
A partir de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) inicia o cronograma de realizações do Mutirão Rural. Neste ano, serão 59 edições do programa até dezembro e, para reforçar o time de parceiros, a instituição renovou o termo de cooperação técnica (TCT) com o Rotary Internacional na quinta-feira (23.02). A entidade completa quatro anos como parceira da iniciativa cooperando com o trabalho voluntariado e de logística para a execução dos serviços de cidadania ofertados no Mutirão Rural. A primeira edição de 2017 ocorre dentro de dois meses (24.04) na comunidade rural Clorinópolis, em Cáceres.
“O Rotary Internacional tem por objetivo essas parcerias. A gente fica feliz num dia como hoje, aqui no SENAR, em estabelecer essa parceria com o meio de locomoção para ir lá onde está a pessoa carente, necessitando de todos os atendimentos. Quando vem uma oportunidade dessa para atender uma comunidade distante e carente, o Rotary abraça e vai lutar por ela”, comentou o governador estadual do Rotary Internacional, Eduardo Gomes, durante a solenidade para renovação do termo de cooperação com o SENAR-MT.
O presidente do Sistema Famato/SENAR-MT, Normando Corral, assinou o TCT com o Rotary Internacional lembrando a importância da entidade para o desenvolvimento social. “O Rotary está de parabéns pelo bonito trabalho que realiza. Para o SENAR, é uma felicidade celebrar parcerias com instituições como o Rotary, porque sabemos que seré profícuo o resultado”, comemorou.
 NOVIDADES – O Mutirão Rural vai contemplar comunidades de todas as 11 regionais do SENAR-MT no Estado e, neste ano, inicia a oferta de novos serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero. Também passa a oferecer ações como a Oficina Jogo Limpo - Combata o Aedes Aegypti e novas apresentações culturais.
São mais de 30 serviços prestados às comunidades: atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de optometria, entrega de óculos de grau, palestras orientativas sobre câncer de colo do útero e de próstata, gincana esportiva, pintura facial, oficina de auto maquiagem, corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.
Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR-MT, como de manutenção de tratores agrícolas, oficina de planejamento e aproveitamento de alimentos e oficina de pintura em tecido.
 A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos, um ônibus com capacidade para 42 pessoas e um veículo de apoio. Para toda esta estrutura, o SENAR-MT conta com uma rede de cerca de 20 parceiros.
Um dos programas mais antigos do SENAR-MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.
O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 89 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.

Fonte: O Documento
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.