Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Carro-chefe da Caravana da Transformação, as cirurgias oftalmológicas agendadas começam a ser realizadas nesta quinta-feira (08.06), a partir das 6h. Entre os procedimentos oferecidos estão as cirurgia de catarata, pterígio e o yag laser, popularmente conhecido como a limpeza das lentes de quem já passou pela cirurgia de catarata.
Pacientes que vão passar pelo procedimento cirúrgico devem se atentar a alguns cuidados no dia da cirurgia. Tomar café da manhã e medicação normalmente, lavar bem os olhos e a cabeça durante o banho, utilizar roupas leves e levar um acompanhante, são os cuidados principais.
"Existe um mito de que quando vamos passar por cirurgia, temos que estar em jejum. Este não é o caso das cirurgias oftalmológicas da Caravana. Venham alimentados, medicados, no caso dos pacientes que fazem uso de remédios controlados. Vale ressaltar que as cirurgias são procedimentos simples e rápidos", explicou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
Da mesma maneira, os cuidados após a cirurgia também são fundamentais para o sucesso do procedimento. Cada paciente recebe após a cirurgia de catarata um óculos escuro e um colírio. É necessária a utilização deles conforme orientação médica, além dos cuidados diários como a utilização apenas de lenços descartáveis, a limpeza das mãos antes da utilização do colírio e evitar pegar peso ou fazer movimentos bruscos.
Após o procedimento, todos os pacientes devem passar pelo atendimento pós-operatório oferecido pela Caravana da Transformação. Ao todo são três: um 24 horas, outro sete dias e o último, 30 dias após a cirurgia. "O paciente só recebe alta médica depois de passar por esses atendimentos, por isso a Caravana deixa parte de sua estrutura fixa no município até 30 dias após o início do evento" destacou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.
Balanço
Nesta quarta-feira (07.06), segundo dia de evento, 1.416 pessoas passaram pelo evento, sendo que 880 passaram por consultas e 3.381 procedimentos oftalmológicos foram realizados. Também foram feitos 755 agendamentos de cirurgias, sendo 583 de catarata, 118 de pterígio e 54 yag lasers.
Em dois dias, o evento já atendeu 1.824 pessoas e realizou 6.974 procedimentos oftalmológicos. Nesta quinta-feira (08.06) serão atendidos os municípios de Apiacás, Nova Santa Helena, Juruena, Paranaíta e a anfitriã, Alta Floresta.
Fonte: Julia Oviedo | Gcom-MT
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.