Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Carro-chefe da Caravana da Transformação, as cirurgias oftalmológicas agendadas começam a ser realizadas nesta quinta-feira (08.06), a partir das 6h. Entre os procedimentos oferecidos estão as cirurgia de catarata, pterígio e o yag laser, popularmente conhecido como a limpeza das lentes de quem já passou pela cirurgia de catarata.
Pacientes que vão passar pelo procedimento cirúrgico devem se atentar a alguns cuidados no dia da cirurgia. Tomar café da manhã e medicação normalmente, lavar bem os olhos e a cabeça durante o banho, utilizar roupas leves e levar um acompanhante, são os cuidados principais.
"Existe um mito de que quando vamos passar por cirurgia, temos que estar em jejum. Este não é o caso das cirurgias oftalmológicas da Caravana. Venham alimentados, medicados, no caso dos pacientes que fazem uso de remédios controlados. Vale ressaltar que as cirurgias são procedimentos simples e rápidos", explicou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
Da mesma maneira, os cuidados após a cirurgia também são fundamentais para o sucesso do procedimento. Cada paciente recebe após a cirurgia de catarata um óculos escuro e um colírio. É necessária a utilização deles conforme orientação médica, além dos cuidados diários como a utilização apenas de lenços descartáveis, a limpeza das mãos antes da utilização do colírio e evitar pegar peso ou fazer movimentos bruscos.
Após o procedimento, todos os pacientes devem passar pelo atendimento pós-operatório oferecido pela Caravana da Transformação. Ao todo são três: um 24 horas, outro sete dias e o último, 30 dias após a cirurgia. "O paciente só recebe alta médica depois de passar por esses atendimentos, por isso a Caravana deixa parte de sua estrutura fixa no município até 30 dias após o início do evento" destacou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.
Balanço
Nesta quarta-feira (07.06), segundo dia de evento, 1.416 pessoas passaram pelo evento, sendo que 880 passaram por consultas e 3.381 procedimentos oftalmológicos foram realizados. Também foram feitos 755 agendamentos de cirurgias, sendo 583 de catarata, 118 de pterígio e 54 yag lasers.
Em dois dias, o evento já atendeu 1.824 pessoas e realizou 6.974 procedimentos oftalmológicos. Nesta quinta-feira (08.06) serão atendidos os municípios de Apiacás, Nova Santa Helena, Juruena, Paranaíta e a anfitriã, Alta Floresta.
Fonte: Julia Oviedo | Gcom-MT
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.