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Resultado de imagem para Sebrae MT lança campanha de valorização do produto localO objetivo é estimular a economia e os pequenos negócios, valorizando  o  que é produzido no Estado, tanto pelo consumidor final, como pelo poder público e instituições
Rita Comini
Cuiabá/MT – Com o mote “Valorize o que é nosso. Compre produtos e serviços de Mato Grosso”, o Sebrae estadual lança campanha institucional cujo objetivo é estimular o consumo de produtos originais do Estado, incentivando as pessoas – físicas e jurídicas – a comprarem nas localidades mais próximas e dar preferência ao comércio local. A intenção é estimular a população a verificar a origem do produto ou serviço e priorizar o que é produzido aqui.
O consumo dos produtos feitos no Estado favorece o desenvolvimento local e sustentável. O dinheiro circula na cidade, fica no Estado, aumentando a qualidade de vida, melhorando e estimulando o aumento da qualidade da produção. Isso favorece o crescimento das micro e pequenas empresas, que representam cerca de 96% do total de empresas de Mato Grosso e gerar empregos.
“Este é um investimento que o Sebrae MT faz com objetivo social, econômico e ambiental. No momento em que o consumidor vai às compras ele pode colaborar com o desenvolvimento sustentável, cuja premissa básica é a de que devemos adquirir produtos e serviços preferencialmente do bairro, da cidade, da região, nesta ordem. Assim vamos gerar emprego para os cidadãos, desenvolvimento tecnológico, impostos para as cidades e/ou Estado”, resume o superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro.
Ele acrescenta ainda que essa é uma forma de diminuir a emissão de gases formadores do efeito estufa, evitar o êxodo das pequenas cidades para as capitais ou outros estados. “Sem dúvida, essa tomada de decisão do cidadão ajuda a melhorar a qualidade de vida. A conclusão que chegamos é que o desenvolvimento está também nas mãos do cidadão comum”, frisa.
O Sebrae/MT desenvolve ações diretas e constantes para promover o desenvolvimento local sustentável, cujo conceito está fortemente ligado a duas condições que são inerentes ao ambiente de pequenos negócios: empresa que busca fomentar empregos em sua própria comunidade; e empresa que compra insumos e produtos de fornecedores/pessoas da própria comunidade onde seu negócio está localizado.
Os pequenos negócios têm condições básicas que preenchem requisitos que os credenciam a participar como protagonistas do desenvolvimento local sustentável.
Políticas públicas
José Guilherme lembra também que os dois níveis de governo – estadual e municipal – e as instituições públicas devem, sempre que possível, optar pelas compras descentralizadas. “A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC – Lei Complementar 123) cria as condições legais para que as comissões de licitações implementem boas práticas e comprem das empresas locais”.
Nesta área de políticas públicas, o Sebrae atua fomentando a prática, capacitando gestores públicos e empresários, promovendo encontros de negócios, enfim estimulando a geração de negócios entre os grandes clientes e as pequenas empresas.  O evento Fomenta Mato Grosso – Compras Públicas – Grandes clientes, pequenas empresas, realizado em vários municípios, é um exemplo. Neste ano serão realizados  nove eventos em Mato Grosso com o objetivo de fomentar as comprar públicas dos pequenos negócios.
Pacto Global
 O superintendente afirma que a campanha contribui também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Entre elas, está o princípio 8: “Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade sócio-ambiental”.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
O Sebrae MT é signatário do Pacto Global que advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
A campanha “Valorize o que é nosso. Compre produtos de Mato Grosso”,   que tem   abrangência estadual, começa  no dia 01 de junho e vai contemplar veículos de comunicação  on line e off line.

Fonte: DN Notícias com Assessoria 




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