Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Asteroide já registrado pela Nasa a se aproximar da TerraNo dia 30 de agosto completou 15 anos de descoberta dos asteroides QF42 e o QF43, ambos descobertos pelo Near Earth Asteroid Tracking (NEAT), um programa dirigido pela NASA e pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) concebido para a busca de asteroides que viajam próximos da Terra e que possam entrar em rota de colisão. Pode até parecer algo distante mas é preciso monitorar esses corpos rochosos espaciais cada vez mais para criar meios de impedir que esses entrem em colisão com a Terra e haja grande estrago.
Para quem não está familiarizado com o assunto vale destacar que os asteroides chegaram a ser igualmente denominados planetoides, planetas menores ou pequenos planetas - mas na resolução B5 de 24 de Agosto de 2006 tomada em Praga, a União Astronômica Internacional (UAI) recomenda que todos estes sinônimos deixem de ser usados, devido à sua ambiguidade. 

Por isso um grupo de cientistas e artistas criou o movimento Asteroid Day, justamente para alertar a população quanto o perigo de colisões e fazer com que as pessoas ajudem a pressionar os governos locais a investir em mecanismos e programas de monitoramento para impedir possíveis tragédias para a humanidade assim como foi com a extinção dos dinossauros.
Declaração 100 X
 
Mais de 1 milhão de asteroides têm potencial para impactar a Terra e, mesmo com todos os telescópios disponíveis espalhados pelo mundo, o grupo internacional que propõe o Asteroid Day descobriu cerca de 1%. A Declaração 100X incita um aumento na taxa de descoberta de asteroides em 100 mil (ou 100x) anuais na próxima década. Quanto mais se aprende sobre impacto de asteroides, torna-se mais claro que a raça humana vive com os dias contados”, frisou o roqueiro Brian Maym integrante do movimento. O evento ocorre todos os anos no dia 30 de junho mas sempre é tempo de colaborar com a declaração X. Para isso basta ir à página do movimento e assinar a declaração que pode ser acessada clicando AQUI.
(Adriana Nascimento  Space News MT)












Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.