Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Umidade do ar em Mato Grosso está igual a deserto
Alerta de perigo quanto à umidade relativa do ar em Mato Grosso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo a Defesa Civil a umidade relativa do ar que fica entre 12 e 20% em diversas regiões do Estado. O índice de 12% é o mesmo registrado no deserto do Saara que possui uma média de 10 a 15% de umidade. 
Conforme a Defesa Civil é preciso ficar atento aos riscos à saúde pela baixa umidade do ar comum nesta época do ano.
Os índices enquadram o estado na classificação de alerta, situação que é prejudicial para a saúde. As áreas afetadas são Centrossul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Mato-Grossense. 
Também há um alerta de perigo potencial para o centro-sul, norte e sudoeste mato-grossense. Nestas regiões a umidade deve ficar entre 30 e 20% apresentando leve risco a saúde. O tempo seco já tem refletido principalmente na procura por climatizadores e umidificadores. A reportagem entrou em contato com algumas farmácias que confirmaram que a procura pelos umidificadores, soros fisiológicos e também por outras formas de se prevenir dos danos da baixa umidade aumentaram em torno de 30% nos últimos dias. 

As altas temperaturas e o clima seco trazem um alerta maior ainda principalmente em relação às crianças e idosos, que acabam sendo os mais afetados. Mas no geral, a principal orientação é manter-se sempre hidratado e ingerir muito líquido durante o dia. Quanto a alimentação o ideal é que dê preferência aos alimentos mais leves. A baixa umidade pode ocasionar ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios. A velha prática de colocar vasilhas com água nos cômodos, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas é bem vinda.
O uso de umidificador de ambiente também é recomendado, além dos soros fisiológicos nasais. 
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.