Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Foto: ReproduçãoO dia “D” da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação acontece neste sábado (16), em Mato Grosso. Para o Estado, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 553,9 mil doses para colocar a situação vacinal de crianças e adolescentes em dia. Somente em Cuiabá, são 71 salas ou unidades disponíveis para atender o público alvo da mobilização, que ocorre em nível nacional. A capital já recebeu 37 mil doses de vacinas para atender a demanda. 

Ao todo, conforme o Ministério da Saúde estão sendo disponibilizadas 21 vacinas, que ainda não estão totalmente eliminadas no mundo. Entre elas, estão a BCG, pentavalente, poliomielite oral e inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, rotavírus, hepatite B, tríplice bacteriana, dupla adulto, tríplice viral, tetra viral e hepatite A e HPV. 
Secretaria de Saúde de Alta Floresta manterá as unidades de saúde abertas das 07:00 às 17:00 horas. Campanha terá todas as vacinas de rotina disponibilizadas pelo SUS nos postos e unidades básicas de saúde do município até o dia 22 de setembro.
Começou na última segunda-feira (11.09) e segue até o dia 22 de setembro, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 para crianças e adolescentes. O objetivo da campanha é atualizar ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta do público alvo.
As ações da campanha de multivacinação seguem a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, que visa intensificar a vacinação de rotina disponibilizando mais de dez tipos de vacina para o combate de diversas doenças. A campanha é voltada para crianças menores de 5 anos, inclusive recém-nascidos, e adolescentes com 15 anos incompletos.
Serão mais de 11 vacinas disponibilizadas pelo SUS nos postos e unidades básicas de saúde do município. Estarão disponíveis as vacinas: Hepatite B, Pentavalente, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Rota Vírus, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP infantil, DTP a Celular, Tétano Adulto, entre outras, como, por exemplo, o HPV para os adolescentes.
A enfermeira Fernanda Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou que apenas a vacina BCG não estará disponível neste sábado (16). “Para administrar a vacina BCG é preciso seguir uma normativa técnica do Ministério da Saúde, além de demandar tempo na preparação da mãe e do bebê”, explicou ao informar que a vacina BCG estará disponível nas unidades de saúde durante o expediente normal de atendimento no decorrer da semana.
Apesar de a campanha ter público alvo específico, os adultos que tiverem alguma dúvida referente ao cartão de vacina podem procurar o enfermeiro responsável pela unidade de saúde ou o técnico responsável pela sala de vacina.
Nas unidades de saúde da zona rural a Campanha de Multivacinação seguirá o cronograma definido pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, a equipe será comunicada pela enfermeira responsável sobre o dia de atendimento.
 Dia D
 O “Dia D” de mobilização será realizado neste sábado (16) com a abertura de unidades de saúde às 07:00 horas. O atendimento será mantido de forma ininterrupta até as 17:00 horas.
Nativa News com Assessoria
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.