Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Foto: ReproduçãoO dia “D” da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação acontece neste sábado (16), em Mato Grosso. Para o Estado, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 553,9 mil doses para colocar a situação vacinal de crianças e adolescentes em dia. Somente em Cuiabá, são 71 salas ou unidades disponíveis para atender o público alvo da mobilização, que ocorre em nível nacional. A capital já recebeu 37 mil doses de vacinas para atender a demanda. 

Ao todo, conforme o Ministério da Saúde estão sendo disponibilizadas 21 vacinas, que ainda não estão totalmente eliminadas no mundo. Entre elas, estão a BCG, pentavalente, poliomielite oral e inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, rotavírus, hepatite B, tríplice bacteriana, dupla adulto, tríplice viral, tetra viral e hepatite A e HPV. 
Secretaria de Saúde de Alta Floresta manterá as unidades de saúde abertas das 07:00 às 17:00 horas. Campanha terá todas as vacinas de rotina disponibilizadas pelo SUS nos postos e unidades básicas de saúde do município até o dia 22 de setembro.
Começou na última segunda-feira (11.09) e segue até o dia 22 de setembro, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 para crianças e adolescentes. O objetivo da campanha é atualizar ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta do público alvo.
As ações da campanha de multivacinação seguem a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, que visa intensificar a vacinação de rotina disponibilizando mais de dez tipos de vacina para o combate de diversas doenças. A campanha é voltada para crianças menores de 5 anos, inclusive recém-nascidos, e adolescentes com 15 anos incompletos.
Serão mais de 11 vacinas disponibilizadas pelo SUS nos postos e unidades básicas de saúde do município. Estarão disponíveis as vacinas: Hepatite B, Pentavalente, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Rota Vírus, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP infantil, DTP a Celular, Tétano Adulto, entre outras, como, por exemplo, o HPV para os adolescentes.
A enfermeira Fernanda Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou que apenas a vacina BCG não estará disponível neste sábado (16). “Para administrar a vacina BCG é preciso seguir uma normativa técnica do Ministério da Saúde, além de demandar tempo na preparação da mãe e do bebê”, explicou ao informar que a vacina BCG estará disponível nas unidades de saúde durante o expediente normal de atendimento no decorrer da semana.
Apesar de a campanha ter público alvo específico, os adultos que tiverem alguma dúvida referente ao cartão de vacina podem procurar o enfermeiro responsável pela unidade de saúde ou o técnico responsável pela sala de vacina.
Nas unidades de saúde da zona rural a Campanha de Multivacinação seguirá o cronograma definido pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, a equipe será comunicada pela enfermeira responsável sobre o dia de atendimento.
 Dia D
 O “Dia D” de mobilização será realizado neste sábado (16) com a abertura de unidades de saúde às 07:00 horas. O atendimento será mantido de forma ininterrupta até as 17:00 horas.
Nativa News com Assessoria
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.