Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Médicas inauguram academia para crianças de 2 a 12 anos em CuiabáFoi observando a realidade dentro do consultório e no dia-a-dia que a nutróloga Gabriela Coutinho e sua irmã, a anestesista Rafaela Coutinho, decidiram abrir uma academia para crianças em Cuiabá. Com o aumento dos índices de obesidade infantil e a falta de lugares específicos para os pequenos se exercitarem na capital mato-grossense, elas optaram por trazer a franquia ‘Hora do Recreio’, que oferece para crianças de dois a 12 anos de idade aulas funcionais e lúdicas, e abrem as portas na próxima quarta-feira (20), no bairro Popular.

Leia também:
Gêmeos de 6 anos treinam musculação na AFC; personal garante que não atrapalha crescimento; Veja fotos e vídeo!

“As mães sempre reclamavam que não tinham onde colocar as crianças pra praticar atividade física, além de balé, pra meninas, e natação para os meninos, mas isso sempre acima de 4, 5 anos”, contou Gabriela ao Olhar Conceito. “A gente fez uma pesquisa e achou as academias. Nós vimos que tem Crossfit, Pilates e academia infantil. E de todas elas, a que a gente viu que tem uma filosofia mais adequada para crianças foi essa franquia da Hora do Recreio”.
A academia foi criada em Teresina, no Piauí, por um empresário e uma educadora física. A ideia, desde o início, era oferecer às crianças uma atividade física funcional, ou seja, que funcione, mas sem o estresse da ‘obrigação’. “Não que a gente não vai ter disciplina, mas é uma coisa mais lúdica. Uma forma de exercitar, de fazer uma atividade física, de trabalhar algumas características da criança, mas de uma forma lúdica, como se fosse uma brincadeira”, garante a nutróloga.

As turmas da ‘Hora do Recreio’ são divididas por idade: de 2 e 3 anos, ‘energia’, de 4 e 6, ‘ação’, de 7 a 9, ‘força’, e de 10 a 12, ‘potência’. A cada idade, portanto, o foco será um. Para os menores, que acabaram de aprender a andar, o essencial é trabalhar o equilíbrio, a atenção, noção de espaço e de perigo. Já com os maiores, de 9 a 12, por exemplo, já é possível trabalhar a musculatura e a força. No entanto, os alunos não vão ‘puxar ferro’.

“Não são aparelhos igual de academia comum. Os aparelhos que a gente tem que são para criança são funcionais, aparelhos estofados. Por exemplo, vai ter uma rampa, que é um colchonete estofado, grosso, alto, em que a criança sobre numa outra rampinha também estofada, e tenta fazer o trajeto todo sem cair, mas com o instrutor ao lado. O chão é todo estofado também, é tudo macio. Todos os aparelhos são assim”, explica a empresária.Disciplina e diversão

Gabriela explica que as aulas oferecidas terão duração de uma hora, e as crianças podem fazer de uma vez por semana a todos os dias, dependendo do objetivo. “A pratica da atividade física em crianças é recomendada além do lazer, porque a criança tem que brincar, e ela pode associar uma atividade física pra ajudar no desenvolvimento de saúde e para estimular também a manter esse estilo de vida e esse ritmo de atividade física na fase adulta”, comenta.

Para determinar a necessidade de cada um, criança e mãe passam por uma ‘entrevista’ antes da matrícula. “Vai passar por uma avaliação para ver se é uma criança que tem uma deficiência de equilíbrio, se é uma criança que tem até um problema de saúde. [Por exemplo] tem os autistas, que não têm tanta concentração, e a atividade física ajuda nisso, a eles se centralizarem mais. Então cada criança vai ser orientada a fazer duas, três vezes por semana”.

Todas as turmas serão acompanhadas por um instrutor, educador físico credenciado no CREF, e um ou dois ajudantes. “Os ajudantes a gente vai dar preferência para os estagiários de educação física, alunos que fazem estagio pra aprender. Mas o chefe do treino, que vai orientar, que vai estar em cima, é educador físico”, garante.

Estes professores passaram, na última semana, por um treinamento oferecido pelos criadores da franquia, já que todas as aulas são padronizadas, ou seja, vêm prontas da sede. Além disso, todos os alunos vão usar uniforme durante as atividades.

Facilidade

Além de estimular as crianças a praticar atividades físicas, as proprietárias da ‘Hora do Recreio’ também pensam em facilitar o dia-a-dia dos pais. Aqueles que têm que esperar os pequenos enquanto fazem a aula, terão a opção de também treinar. “A gente vai fazer uma coisa que não é da franquia, que foi uma ideia nossa, fazer um espaço pros pais. Uma salinha que vai ter uma esteira, um colchão e um pesinho. Pro pai e a mãe que já fazem uma academia, que já têm uma noção”. Para os que quiserem algo mais especializado, com auxílio, também existem academias ‘para adultos’ próximas à ‘Hora do Recreio’, e é sempre uma opção fazer ‘jogging’ na rua.

É importante ressaltar que também será possível ficar no local observando os filhos, tanto da recepção, quanto da sala de ginástica. “Essa porta [da sala de ginástica] não vai ficar fechada, ela vai sempre se manter aberta. Porque, principalmente aquela criança pequenininha, de dois anos, ainda está insegura, e a mãe vai estar aqui do lado olhando, ou o pai vai estar olhando”.

Para mostrar a evolução dos alunos aos pais, a academia realiza, também, uma avaliação física a cada 15 ou 30 dias em cada uma das crianças. “A gente tem uma ficha de avaliação, em que a criança entra, faz um teste de equilíbrio, de esforço, de peso... tem balança, [mede a] altura, para ver como ela está se desenvolvendo”.

A Academia infantil vai funcionar de segunda a sexta-feira com aulas regulares, e aos sábados poderão ser realizadas, esporadicamente, aulas especiais, festas de aniversário e até mesmo colônias de férias. Quem quiser conhecer mais sobre preços e horários, podem entrar em contato pelo telefone (65) 99249-5067.


Da Redação - Isabela Mercuri

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.