Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

 Vamos falar mais uma vez sobre teatro na cidade. Isso por conta da noticia de parceria da Escola MT de Teatro, lá em Cuiabá, com a Secretaria de Cultura de Juina.
    O noticiário dá conta de que, em novembro deste ano, será assinado um termo de cooperação, durante a cerimonia de abertura do FESTIN – Festival de Teatro Infanto-Juvenil. A empreitada será levada a cabo, como sempre, pelo Secretario Adriano Souza e sua equipe. Conforme a Secretaria, a parceria vai permitir o aprendizado, pelos Juinenses, em cursos de extensão profissionalizante nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia. O objetivo é fomentar o trabalho do teatro já existente por meio da capacitação profissional.
    Esta é mesmo mais uma vez que falamos em teatro. Em várias oportunidades tocamos neste assunto, pelo radio e Tevês em Juína. Nestas ocasiões afirmamos ser impossível não compreender a importância do teatro para todos e, em especial, para a infância e a juventude, foco principal do Festival de Teatro Infanto- Juvenil.
    Em entrevista, então na Band TV, conversamos com ator e Diretor de Teatro Wanderley José, que fazia um ótimo trabalho em Juína. Ele falou sobre o interesse dos alunos e do apoio incondicional dos familiares.  Lembrou-se, também, dos prêmios recebidos, em festivais e da importante presença do público, em Juína e nas cidades vizinhas. Inclusive em Cuiabá.
    Naquela ocasião, o talentoso diretor estava com viagem marcada, para um curso de aperfeiçoamento, que teria a duração de dois anos e prometeu que, após o curso, voltaria para Juína e trabalharia com afinco para o soerguimento do teatro. Vamos torcer para que ele volte para Juína se junte a este grupo da Secretaria da Cultura, para mais esta empreitada. Esta nobre atividade cultural, além do entretenimento também educa. O teatro tem  importância  fundamental na educação e pode colaborar para que os nossos jovens atores tenham a oportunidade de atuar efetivamente no mundo. Atuar como?
    Opinando, criticando e sugerindo. Também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos que serão sempre muito úteis. Criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.
    Como os interessados terão formação, também, em direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia, poderão, no futuro, ser aproveitados no mercado de trabalho, em rádio e TV, colaborando com estas atividades em Juina e região. Ponto, mais uma vez, para o secretario e a equipe da Secretaria de Cultura de Juína. Essa moçada não se cansa de nos dar boas notícias.
   Gente: Estamos falando de uma das manifestações mais antigas do homem e que é uma atividade considerada fundamental na formação cultural do ser, desperta o desejo ao conhecimento e estimula a reflexão. O teatro é, também, de suma importância para o desenvolvimento e a formação da criança e do adolescente, com vantagens infinitas para o crescimento cultural e pessoal de todos. São muitos os ensinamentos que a arte teatral nos oferece; a perda da timidez é uma delas. O Teatro é estimulante para imaginação; desenvolve a oralidade, incentiva o trabalho em grupo; facilita aceitação das diferenças, além de estimular a transmissão de sentimentos e emoções. Que as crianças e jovens de Juína abracem esta causa; assim, os palcos da cidade poderão transmitir aquilo que é de grande importância para a educação deles e de toda a sociedade.
Vídeo da entrevista com o diretor Juinense, Wanderley José:
https://youtu.be/5E4apS5dec0
Marcadores:

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.