Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

 Vamos falar mais uma vez sobre teatro na cidade. Isso por conta da noticia de parceria da Escola MT de Teatro, lá em Cuiabá, com a Secretaria de Cultura de Juina.
    O noticiário dá conta de que, em novembro deste ano, será assinado um termo de cooperação, durante a cerimonia de abertura do FESTIN – Festival de Teatro Infanto-Juvenil. A empreitada será levada a cabo, como sempre, pelo Secretario Adriano Souza e sua equipe. Conforme a Secretaria, a parceria vai permitir o aprendizado, pelos Juinenses, em cursos de extensão profissionalizante nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia. O objetivo é fomentar o trabalho do teatro já existente por meio da capacitação profissional.
    Esta é mesmo mais uma vez que falamos em teatro. Em várias oportunidades tocamos neste assunto, pelo radio e Tevês em Juína. Nestas ocasiões afirmamos ser impossível não compreender a importância do teatro para todos e, em especial, para a infância e a juventude, foco principal do Festival de Teatro Infanto- Juvenil.
    Em entrevista, então na Band TV, conversamos com ator e Diretor de Teatro Wanderley José, que fazia um ótimo trabalho em Juína. Ele falou sobre o interesse dos alunos e do apoio incondicional dos familiares.  Lembrou-se, também, dos prêmios recebidos, em festivais e da importante presença do público, em Juína e nas cidades vizinhas. Inclusive em Cuiabá.
    Naquela ocasião, o talentoso diretor estava com viagem marcada, para um curso de aperfeiçoamento, que teria a duração de dois anos e prometeu que, após o curso, voltaria para Juína e trabalharia com afinco para o soerguimento do teatro. Vamos torcer para que ele volte para Juína se junte a este grupo da Secretaria da Cultura, para mais esta empreitada. Esta nobre atividade cultural, além do entretenimento também educa. O teatro tem  importância  fundamental na educação e pode colaborar para que os nossos jovens atores tenham a oportunidade de atuar efetivamente no mundo. Atuar como?
    Opinando, criticando e sugerindo. Também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos que serão sempre muito úteis. Criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.
    Como os interessados terão formação, também, em direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia, poderão, no futuro, ser aproveitados no mercado de trabalho, em rádio e TV, colaborando com estas atividades em Juina e região. Ponto, mais uma vez, para o secretario e a equipe da Secretaria de Cultura de Juína. Essa moçada não se cansa de nos dar boas notícias.
   Gente: Estamos falando de uma das manifestações mais antigas do homem e que é uma atividade considerada fundamental na formação cultural do ser, desperta o desejo ao conhecimento e estimula a reflexão. O teatro é, também, de suma importância para o desenvolvimento e a formação da criança e do adolescente, com vantagens infinitas para o crescimento cultural e pessoal de todos. São muitos os ensinamentos que a arte teatral nos oferece; a perda da timidez é uma delas. O Teatro é estimulante para imaginação; desenvolve a oralidade, incentiva o trabalho em grupo; facilita aceitação das diferenças, além de estimular a transmissão de sentimentos e emoções. Que as crianças e jovens de Juína abracem esta causa; assim, os palcos da cidade poderão transmitir aquilo que é de grande importância para a educação deles e de toda a sociedade.
Vídeo da entrevista com o diretor Juinense, Wanderley José:
https://youtu.be/5E4apS5dec0
Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.