Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Desta vez são médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina, ao contrário da primeira vez, quando o Estado recebeu médicos cubanos.

    Pela segunda vez neste ano, Mato Grosso é contemplado pelo “Programa Mais Médicos para o Brasil”, com a chegada de mais 35 médicos que vão trabalhar em unidades municipais de Saúde da Família em Aripuanã, Juara, Juruena e outros 29 municípios. Desta vez são médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina, ao contrário da primeira vez, quando o Estado recebeu médicos cubanos.
    Os novos médicos vão chegar a Cuiabá nesta quinta-feira (05.09), quando vão passar pelo 15º ciclo de capacitação realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos em Mato Grosso, composto pelo Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias municipais de Saúde e pela Universidade Federal (UFMT).
    De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, os médicos brasileiros estão inscritos para a segunda fase do processo de seleção do Projeto Mais Médicos para o Brasil, e substituirão vagas dos médicos Cooperados de Cuba, que já cumpriram com a missão de permanência pelo período de três anos no Brasil.
    “Os novos médicos serão recepcionados no dia 05 de outubro, a partir das 10h, no Paiaguás Palace Hotel. Eles passarão por capacitação para conheceram os principais agravos da vigilância em saúde, com ênfase nas características dos municípios nos quais esses médicos desenvolverão suas atividades, integrados às equipes de atenção primária, bem como a política pública de saúde, o SUS, e a importância do trabalho na atenção primária em saúde do Estado”, destacou Regina Paula de Oliveira Amorim Costa.
    Os novos profissionais vão aprender a utilizar o sistema de informação utilizado na atenção básica (e-SUS AB), a funcionalidade do prontuário eletrônico do cidadão, sua implantação em Mato Grosso e nos municípios em que atuarão. E serão cadastrados na plataforma do Programa Telessaúde MT, além de terem experiências com as potencialidades dessa importante ferramenta no apoio ao processo de trabalho, por meio de tele consultorias, serviços de telediagnóstico e tele-educação à distância, que serão disponibilizadas para as equipes de saúde nos territórios de atuação do programa.
Após este primeiro encontro, os profissionais seguirão para os seus municípios de destino, de acordo com a seguinte distribuição:
MUNICÍPIOS
Nº DE MÉDICOS
ACORIZAL
1
ALTA FLORESTA
1
ALTO PARAGUAI
1
APIACÁS
1
ARAGUAIANA
1
ARIPUANÃ
1
BARRA DO GARÇAS
1
CAMPINÁPOLIS
1
COCALINHO
1
COLÍDER
1
CONFRESA
1
DOM AQUINO
1
GAÚCHA DO NORTE
1
GENERAL CARNEIRO
1
ITIQUIRA
1
JAURU
1
JUARA
2
JURUENA
1
NOVA BANDEIRANTES
1
NOVO HORIZONTE DO NORTE
1
NOVO SÃO JOAQUIM
1
PORTO DOS GAÚCHOS
1
QUERÊNCIA
1
SANTO ANTÔNIO DO LESTE
1
SAO FÉLIX DO ARAGUAIA
1
SAO JOSÉ DO RIO CLARO
1
SAO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
1
SÃO PEDRO DA CIPA
1
SINOP
2
TERRA NOVA DO NORTE
1
TORIXORÉU
1
VILA RICA
2
TOTAL
35

 
Fonte: SES - MT
Marcadores: , ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.