Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Governo lança programa para reduzir evasão escolar e prevenir tráfico em imediações de unidades
A redução da evasão escolar, a melhoria nos cuidados com a visão dos estudantes e maior segurança no entorno das unidades escolares são os principais focos do Programa Anjos da Escola, lançado pelo governador José Pedro Taques (PSDB), nesta segunda-feira (16), na Escola Presidente Médici – região oeste de Cuiabá. Na primeira etapa, 24 escolas serão atendidas pelo programa, escolhidas em pesquisa prévia pelo histórico de problemas e com anuência da diretoria.
 
“Eu uso óculos desde os três anos de idade. E quando  estava com óculos quebrados, eu não ia à escola. Temos percentual de evasão muito grande em Mato Grosso, por problemas no lar, indisciplina, insegurança ao redor da escola e patrulha escolar”, afirmou Taques, para a reportagem do Olhar Direto. A projeção é de que os resultados práticos surjam de quatro até seis anos, após seu início.O chefe do Poder Executivo respondeu indiretamente às críticas da oposição, de que o Programa seria para doar óculos nas escolas. “Teremos psicólogos, assistentes sociais e equipes multidisciplinares. Os alunos serão preparados em outro local e, depois, voltam para a sala de aula. É certo que um dos problemas de evasão escolar é a questão da visão. Por isso, o caminhão oftálmico vai percorrer cada escola. E, sim, vamos dar os óculos nas escolas públicas”, assegurou Taques.
 
O patrulhamento nos arredores das escolas públicas têm foco central no combate e prevenção ao tráfico de drogas, além de melhorar a segurança nas imediações. Os policiais vão ficar próximos das unidades escolares e não dentro delas.
 
“Polícia na escola realmente gera polêmica. Mas a patrulha policial é fora da escola. Sabemos de escolas em determinados bairros que necessitam disso [reforço na segurança]. E o policial vai ser treinado para o conhecimento daquela comunidade escolar”, sintetizou Taques.
 
 O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Aurélio Marrafon, explicou que o “Centro de Atendimento Anjos” já iniciou a percorrer cada unidade escolar. “Uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais, treinada para atender os alunos”, definiu Marrafon.
 
Em princípio,   o Programa Anjos da Escola irá atender 24 escolas, sendo 21 de Cuiabá e Várzea Grande, e três em Rondonópolis. O coronel Marcos Roberto, coordenador do Programa, revela que a expectativa é que o programa seja expandido no futuro.
 
A ação visa a promover a Cultura da Paz, através de ações integradas com foco no combate à indisciplina, infrenquência e infração no ambiente escolar. A intenção é promover a conciliação para prevenir a evasão e a violência escolar.
 
Marco Marrafon citou que os três pilares centrais de atuação: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar. Dentro do eixo Saúde na Escola serão desenvolvidas ações para identificar problemas e melhorar a saúde bucal, auditiva e ocular dos estudantes.
 
O Paz na Escola conta com o principal objetivo o combate à violência escolar. Segundo o coronel, os batalhões da Polícia Militar irão adotar essas escolas para intensificar as rondas policiais, palestras, cursos, bem como desenvolver um relacionamento de amizade e confiança com as comunidades

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.