Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Mato Grosso recebe 1,5 mil computadores doados para serem usados em escolas, hospitais e outros lugares públicos
Municípios de Mato Grosso começam essa semana a receber os computadores doados pelo programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação. Os computadores recondicionados são enviados como doações para municípios usarem em locais de uso público, como escolas, hospitais, quilombos e tele centros. Já são 18 cidades que se cadastraram para receber o benefício e 1500 máquinas serão entregues, sendo 500 nessa primeira leva

Segundo o assessor especial adjunto do Ministério, José Augusto Curvo, conhecido como Dr. Tampinha, o Gesac é imprescindível para trazer inclusão digital à população, principalmente em cidades com poucas opções de acesso a computadores e internet. "Pense em como isso irá mudar a realidade de escolas e bibliotecas, fazendo com que as pessoas tenham acesso a um novo mundo de conhecimento".
 
Denise, Canarana, Rosário Oeste, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Alto Taquari, Água Boa, Poxoréu, Querência, Guiratinga, Porto Alegre do Norte, Santa Teresinha, Porto dos Gaúchos, Alto Paraguai, Vila Bela da Santíssima Trindade, São José dos Quatro Marcos e Canabrava do Norte estão na expectativa do recebimento. As prefeituras assinaram um termo de doação enviado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação e os computadores estão já a caminho. José Augusto Curvo esteve hoje (17) em contato com a equipe responsável pelo programa para ver o encaminhamento de municípios que já se cadastraram, mas ainda não concluíram o processo.
 
Computadores recondicionados
 
No Gesac, computadores recondicionados são enviados como doações para municípios usarem em locais de uso público, como escolas, hospitais, quilombos e telecentros. Tampinha explica que tudo o que a prefeitura precisa disponibilizar é local com energia elétrica e um ponto de telefone, para a instalação da internet. "Por enquanto, a internet utilizada pelo programa é da Embratel, mas a partir de janeiro será do primeiro satélite brasileiro, que está em fase final de testes. Com o Gesac e o satélite a conectividade do nosso país irá crescer exponencialmente", salienta.
 
Os computadores doados aos municípios são recondicionados. Quando máquinas nos Ministérios e nos órgãos federais apresentam algum tipo de pane são substituídas. As que apresentaram defeitos são então encaminhadas para um centro de recondicionamento, onde são consertadas. Assim que passam a funcionar perfeitamente são direcionadas para municípios inscritos no Gesac.
 
Tampinha ainda acrescenta que além de trazer conectividade, o Gesac ajuda na formação de jovens de comunidades por todo país. "Eles são treinados pelo programa para trabalhar nos centros de recondicionamento, e passam por essa profissionalização. São hoje 11 centros no Brasil, com previsão de crescimento, sendo dois deles próximos a Brasília, em Valparaíso e Gama", comenta.

Da Redação - Fabiana Mendes

Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.