Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Elizangela Costa, juntamente com o professor Anderson Silva, da rede estadual de ensino de São Paulo, são os organizadores da obra “Livro Didático – olhares dialógicos”, lançado oficialmente nesta quarta-feira (18), em Cáceres, durante o II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos.
O livro, editado pela Pontes Editora, tem o livro didático como objeto de pesquisa. Os autores o analisam desde o viés que passa pelo edital de seleção do livro didático, passando pelo viés verbal, visual e verbo-visual, além das particularidades e em que esse objeto está inserido no processo em ensinp/aprendizagem.
A obra de 169 páginas, conta com seis capítulos, além das informações sobre os autores.  No primeiro capítulo a professora Beth Brait, que é crítica, ensaísta e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), além de assessora da Capes e CNPq, é quem abre o livro com o artigo: “Enfrentando o livro didático dentro e fora da sala de aula”.
Maria Tereza Rangel Arruda Campos, que é doutoranda em Linguistica Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUC, e editora de livros didáticos para o ensino fundamental e médio e também de livros de literatura juven il e autora de diversos livros, assina o segundo capítulo: “ Um edital de compra de livro didático e sua arena discursiva”.
A professora Elizangela Costa, da Unemat, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, e uma das organizadoras da obra, assina o capítulo “Um zoom na imagem: verbo-visualidade em livros didáticos” e o professor Anderson Silva , doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, outro organizador do livro assina o quarto capítulo: “Sinais de pontuação: documentos oficiais e livros didáticos em diálogo”.
Os outros dois artigos presentes na obra são “Análise do artigo de opinião em livros didáticos” assinado pela professora Isabel Fernandes que é doutoranda no Programa de Filologia e Língua Portuguesa da USP e “Autoria e Concepção dialógica de discurso: um livro didático para universitários”  assinado por Cláudia Garcia Cavalcante que é doutorada em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, com pesquisas em análise de materiais didáticos e documentos oficiais. 
Lygia Lima Assessoria Unemat 
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.