Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Elizangela Costa, juntamente com o professor Anderson Silva, da rede estadual de ensino de São Paulo, são os organizadores da obra “Livro Didático – olhares dialógicos”, lançado oficialmente nesta quarta-feira (18), em Cáceres, durante o II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos.
O livro, editado pela Pontes Editora, tem o livro didático como objeto de pesquisa. Os autores o analisam desde o viés que passa pelo edital de seleção do livro didático, passando pelo viés verbal, visual e verbo-visual, além das particularidades e em que esse objeto está inserido no processo em ensinp/aprendizagem.
A obra de 169 páginas, conta com seis capítulos, além das informações sobre os autores.  No primeiro capítulo a professora Beth Brait, que é crítica, ensaísta e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), além de assessora da Capes e CNPq, é quem abre o livro com o artigo: “Enfrentando o livro didático dentro e fora da sala de aula”.
Maria Tereza Rangel Arruda Campos, que é doutoranda em Linguistica Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUC, e editora de livros didáticos para o ensino fundamental e médio e também de livros de literatura juven il e autora de diversos livros, assina o segundo capítulo: “ Um edital de compra de livro didático e sua arena discursiva”.
A professora Elizangela Costa, da Unemat, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, e uma das organizadoras da obra, assina o capítulo “Um zoom na imagem: verbo-visualidade em livros didáticos” e o professor Anderson Silva , doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, outro organizador do livro assina o quarto capítulo: “Sinais de pontuação: documentos oficiais e livros didáticos em diálogo”.
Os outros dois artigos presentes na obra são “Análise do artigo de opinião em livros didáticos” assinado pela professora Isabel Fernandes que é doutoranda no Programa de Filologia e Língua Portuguesa da USP e “Autoria e Concepção dialógica de discurso: um livro didático para universitários”  assinado por Cláudia Garcia Cavalcante que é doutorada em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, com pesquisas em análise de materiais didáticos e documentos oficiais. 
Lygia Lima Assessoria Unemat 
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.