Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


A Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, de Cáceres, realizou o Segundo Encontro dos Surdos, como parte do Projeto Quebrando Barreira Construindo Comunicação dos surdos no espaço educacional, na perspectiva de uma escola bilíngue.
O diretor da unidade, Celestino Rodrigues Neto, explica que a iniciativa visa aplicar o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) junto à comunidade escolar e demonstrar que a educação inclusiva parte do princípio de que a escola comum é o lugar de direito de todos.
“Buscamos incentivar os alunos a transformar nosso ambiente em um espaço bilíngue, por meio da atuação dos educandos e instrutores surdos e do desenvolvimento de atividades que busquem evidenciar a importância fundamental do intérprete de libras como mediador no processo de ensino aprendizagem”, destacou.
De acordo com Celestino, o projeto teve início no mês de abril com o curso básico de Libras ofertado na modalidade presencial para a comunidade escolar e familiares de surdos.
“No evento de finalização, tivemos o hino nacional brasileiro interpretado em Libras pelos alunos surdos cacerenses, a presença da palestrante professora especialista surda da Unemat, Andréia Leite, que evidenciou a importância do intérprete de Libras no processo de ensino aprendizagem na educação básica”.
A professora doutora em linguística, Nilce Maria da Silva, destacou a importância do encontro promovido pela escola. “Esse momento contribui para a inclusão e participação do sujeito surdo na comunidade escolar”.
Oficinas
O encontro contou com oficinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
“Os convidados foram orientados através dos números que estavam no verso dos crachás, que os levavam até as salas, acompanhados por professores até o local que estava acontecendo as mesmas. Todas as pessoas presentes no evento tiveram a oportunidade de participar dos jogos adaptados em Libras, tendo contato pela primeira vez com essa língua que é hoje a segunda oficial do país”, destaca o diretor.
Também foi realizado um desfile de surdos com premiação em primeiro, segundo e terceiro lugar. 
Viviane Saggin Seduc-MT 

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.