Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


A Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, de Cáceres, realizou o Segundo Encontro dos Surdos, como parte do Projeto Quebrando Barreira Construindo Comunicação dos surdos no espaço educacional, na perspectiva de uma escola bilíngue.
O diretor da unidade, Celestino Rodrigues Neto, explica que a iniciativa visa aplicar o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) junto à comunidade escolar e demonstrar que a educação inclusiva parte do princípio de que a escola comum é o lugar de direito de todos.
“Buscamos incentivar os alunos a transformar nosso ambiente em um espaço bilíngue, por meio da atuação dos educandos e instrutores surdos e do desenvolvimento de atividades que busquem evidenciar a importância fundamental do intérprete de libras como mediador no processo de ensino aprendizagem”, destacou.
De acordo com Celestino, o projeto teve início no mês de abril com o curso básico de Libras ofertado na modalidade presencial para a comunidade escolar e familiares de surdos.
“No evento de finalização, tivemos o hino nacional brasileiro interpretado em Libras pelos alunos surdos cacerenses, a presença da palestrante professora especialista surda da Unemat, Andréia Leite, que evidenciou a importância do intérprete de Libras no processo de ensino aprendizagem na educação básica”.
A professora doutora em linguística, Nilce Maria da Silva, destacou a importância do encontro promovido pela escola. “Esse momento contribui para a inclusão e participação do sujeito surdo na comunidade escolar”.
Oficinas
O encontro contou com oficinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
“Os convidados foram orientados através dos números que estavam no verso dos crachás, que os levavam até as salas, acompanhados por professores até o local que estava acontecendo as mesmas. Todas as pessoas presentes no evento tiveram a oportunidade de participar dos jogos adaptados em Libras, tendo contato pela primeira vez com essa língua que é hoje a segunda oficial do país”, destaca o diretor.
Também foi realizado um desfile de surdos com premiação em primeiro, segundo e terceiro lugar. 
Viviane Saggin Seduc-MT 

Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.