Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Após conhecer in loco a estrutura da 9ª edição da Caravana da Transformação, que ocorreu em setembro no município de Juína, o Governo de Rondônia deu início à implementação de um programa semelhante ao realizado pelo Governo de Mato Grosso. Nesta quarta-feira (04.10), uma equipe da Caravana e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), esteve em Porto Velho (RO), para auxiliar na construção administrativa do programa que o governo rondoniense pretende criar.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau), o Estado possui mais de 6 mil pessoas aguardando por cirurgia de catarata desde 2014. Com a busca ativa dos municípios, este número deve aumentar. Durante visita na Caravana da Transformação, o secretário de Saúde de Rondônia, Willames Pimentel, elogiou a iniciativa mato-grossense.
“Esse modelo é um sucesso de transformação social e de equidade. Em um momento que nós passamos por tantas crises, o Estado de Mato Grosso inova levando assistência social, humanização e acima de tudo, tratamento para as pessoas”, destacou o secretário rondoniense.
A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, que esteve acompanhando os primeiros passos do projeto em Porto Velho, dividiu um pouco da experiência mato-grossense ao longo de nove edições. “Rondônia pretende implantar um programa com foco somente na Oftalmologia, o que difere da Caravana da Transformação, que também os serviços de Cidadania”, explicou.
“Neste primeiro momento, Rondônia se mobiliza para a construção administrativa, que compreende desde o termo de referência, os editais e licitações necessárias para que o programa seja implementado”, destacou Balena.
Diferente do programa mato-grossense, que é vinculado ao Gabinete de Governo, mas que recebe a parceria de todas as secretarias de Estado, o rondoniense será vinculado à pasta de Saúde. Uma comitiva da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), também esteve no mesmo período compartilhando conhecimento sobre as áreas de atuação da secretaria dentro da Caravana, que são: Controle e Avaliação, Fiscalização de Contratos e Vigilância Sanitária.
Caravana da Transformação
Durante as nove edições do programa, o Estado de Mato Grosso já realizou, desde julho de 2016, mais de 30 mil cirurgias oftalmológicas, mais de 52 mil consultas e mais de 329 mil procedimentos oftalmológicos. A décima edição já tem data marcada: será realizada entre os dias 17 e 27 de outubro no município de Tangará da Serra (239 km a Médio Norte de Cuiabá).
  •  Fonte: Juína News com Assessoria
Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.