Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais interessados podem conferir até o próximo sábado (21.10) o II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos organizado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Esse colóquio internacional conta com a presença do ilustre linguista Paul Henry, pesquisador do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS, Paris/França) e autor do livro “A Ferramenta Imperfeita: língua, sujeito e discurso”. O professor Henry é um dos pesquisadores fundamentais para o estabelecimento da Análise de Discurso na França, em trabalhos realizados colaborativamente com Michel Pêcheux.
A abertura oficial do Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos aconteceu nesta quarta-feira (18.10), no Centro Cultural de Cáceres, e conta com a participação de cerca de 400 inscritos. Além de acadêmicos de Cáceres, estudantes do câmpus de Pontes e Lacerda também estão aproveitando a oportunidade de participar das conferências e mesas-redondas. Na conferência de abertura o professor Henry falou sobre “As condições de produção do discurso em questão”.
Além do linguista Paul Henry, o professor Marcos Barbai, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), faz a tradução simultânea das conferências do professor francês e também participa da mesa-redonda: “O peso e o sujeito: do corpo da comida no capitalismo” juntamente com a professora drª Eliana de Almeida que tratará sobre: “Quando a poesia dá corpo ao sujeito que formula”, que acontecerá nesta noite (19) na Secretaria Municipal de Industria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur) de Cáceres.
Na sexta-feira, Paul Henry falará sobre “Sujeito, escritura e discurso”, que contará com tradução de Marcos Barbai e mediação da professora Ana Luiza Artiaga Rodrigues.
Reunião
Na manhã desta quinta-feira, a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, recebeu no gabinete o pesquisador Paul Henry a fim de apresentar mais dados sobre a universidade, sua área de atuação e estabelecer um acordo de cooperação entre a Unemat e o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS, Paris/França), que é referência no estudo da Linguística.
Também participaram da reunião os pró-reitores de Ensino de Graduação, Vera Maquêa, e de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Bruno Zanin, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística, professor Taisir Karim, e o tradutor Marcos Barbai. 
Lygia Lima Assessoria Unemat 

Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.