Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Entre os dias 20 a 24 de novembro de 2017, aconteceu na aldeia taquaral, localizada a 70km da sede do município de Aripuanã, a 10ª edição do Seminário de Educação Escolar Indígena da Região Noroeste de Mato Grosso.  Evento realizado pelas liderança da etnia Cinta-larga.

“Há vários dias estamos nos preparando para este evento, organizando a programação, alimentação e o espaço para acolher nossos irmãos de e etnias diferentes da região noroeste que vieram participar do seminário. Quero agradecer também a esta nova gestão da prefeitura de Aripuanã que não tem medido esforços a fim de ajudar a comunidade indígena", disse o cacique da etnia Cinta-larga.

O seminário é destinado aos representantes das etnias indígenas da região noroeste de mato grosso, lideranças, diretores das escolas indígenas, professores, alunos, gestores públicos e instituições que atendem direto e indiretamente os povos indígenas.

Tem como finalidade promover um debate, dar esclarecimentos e informações a respeito dos novos encaminhamentos da política de educação escolar indígena, territorialidade no contexto nacional com seus avanços e desafios, construções hidrelétricas e mineração em áreas indígenas, direitos humanos e ICMS ecológico. Também neste encontro, estão sendo ofertadas atividades esportivas, momentos de cultura e lazer aos participantes.

Da região noroeste do Estado de Mato Grosso estão participando os povos indígenas dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Juara e Cotriguaçu, sendo as etnias Cinta Larga, Rikibaktsa, Arara, Munduruku, Kayabi, Myky e Canoeiro.

O Prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho, esteve presente no seminário, onde cumprimentou as comunidades indígenas presentes, em seguida parabenizou seus organizadores, e finalizou discursando sobre a importância de sua realização.

“Este seminário vem em um momento oportuno, atendendo as expectativas dos povos indígenas da nossa região noroeste que ainda não foram contemplados com os devidos esclarecimentos e informações, neste encontro os indígenas estão tendo a oportunidade de conhecer, poder participar e propor novos encaminhamentos no âmbito de suas comunidades. A Prefeitura de Aripuanã é parceria dos povos indígenas”, disse Canarinho. 

Fonte: Da Assessoria

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.