Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O mês de novembro é marcado pelo reforço nos cuidados com a saúde do homem. A disseminação da campanha Novembro Azul, criada pela Organização não governamental (ONG) Instituto Lado a Lado pela Vida, aumentou a visibilidade sobre a prevenção ao câncer de próstata, principalmente em grupos de risco ou de idade avançada, chamando a atenção aos sinais que o corpo pode apresentar.

O movimento que se tornou emblemático teve início em 2003 na Austrália. Em 2009, foi criada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que objetiva a promoção de ações de saúde que mostrem a situação real dos homens entre 20 e 59 anos. Além do foco maior, que é a prevenção ao câncer de próstata, existem outros objetivos dentro da campanha, como trabalhar a resistência dos homens com relação principalmente aos exames.

A falta de informação ainda é uma barreira para os cuidados com o saúde. Alertar para os perigos da doença é essencial para quebrar essas barreiras. Além do cuidado com a saúde do homem, novembro conta com outras duas datas que tornam o mês ainda mais dedicado à saúde: dia 14, considerado o dia Nacional e Mundial da Diabetes; o dia 17, marcado como o Dia Internacional de combate ao Câncer de Próstata, e o dia 27, datado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Por conta disso, hoje, a preocupação com a saúde do homem vai além do câncer de prostata. O rastreamento X diagnóstico precoce de variados tipos de doenças, paternidade ativa e responsável, violências, saúde mental e toxidades, trabalho e saúde, envelhecimento saudável e ativo, entre outros, são eventos investigativos e fonte de dados essenciais na prevenção e manutenção de inúmeras doenças.

Segundo Alberto Yassuo Yoshiara, da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o principal objetivo das campanhas do Novembro Azul é a busca pela deflagração e esclarecimento das questões da saúde masculina em geral. “Nós, da Saúde do Homem do Estado de Mato Grosso, temos o foco de esclarecer a população masculina para além da questão da próstata, que é, sim, muito importante, mas que é somente um dos focos entre todos os cuidados em saúde”, destacou.

Alberto reforça a importância também da parceria entre diversas esferas para chamar atenção para a campanha num todo. “Encontramos muitas unidades de saúde, nos mais diversos municípios do Estado, fazendo campanhas conjuntas estimulando a detecção precoce dos cânceres de mama e próstata, por exemplo, além da parceria de empresas locais e instituições civis e religiosas que apresentam iluminação azul neste mês, fixando na memória da sociedade a campanha”.

Ações da Campanha

Entre as ações para o mês de novembro, a Área Técnica, bem como os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, têm sido solicitados para entrevistas e informações gerais nas mídias, empresas e outras instituições para esclarecimento sobre a Saúde do Homem, que incluem Saúde da Próstata, uso indiscriminado de anabolizantes, Saúde do Trabalhador, Saúde do homem nas estradas, entre outros temas essenciais para o despertar do gênero para a sua saúde em geral.

A prática de hábitos saudáveis, como a atividade física regular, alimentação balanceada e a redução do consumo de bebidas alcoólicas e cigarro diminuem as chances de se desenvolver o câncer de próstata, como outras doenças, e retardar as hereditariedades. “O assunto ´Saúde do Homem` não deve ser foco apenas nesta época, mas sim durante todo o ano”, finalizou Alberto.

Fonte:Ana Cláudia Guimarães | SES-MT
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.