Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Moradores da zona rural dos municípios de Juruena, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Colniza e Sinop acumulam prejuízos em razão de pontes de madeira, deterioradas, e outras inclusive levadas pelas chuvas que não deram trégua, ainda, em Mato Grosso.



O deputado estadual Silvano Amaral (MDB) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), acompanhados do coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), major Washington Duarte estiveram no último final de semana em Juruena, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Colniza e Sinop para tratarem de um assunto que tem preocupado moradores da zona rural.
Comunidades enfrentam sérios problemas de logística, em razão de inúmeras pontes de madeira estarem deterioradas, muitas dessas, inclusive, foram levadas pelas chuvas, fato que culminou com a suspensão das aulas, na zona rural. Exemplo disso foi o que ocorreu na Gleba Mercedes V, em Sinop, há quase 60 dias. As péssimas condições das estradas vicinais também contribuíram para que alguns municípios decretassem estado de emergência.
“É papel da Defesa Civil Nacional auxiliar os municípios brasileiros, que decretam emergência, em casos como estes que vêm ocorrendo em Mato Grosso. Por isso, trouxemos o diretor do Cenad para acompanhar de perto essa realidade. A situação é grave, envolve milhares de pessoas  que estão a mercê do tempo, aguardando uma solução”, enfatizou o deputado Silvano.
“Já tomamos conhecimento do que aconteceu nos municípios que visitamos, agora o próximo passo é informar o Ministério da Integração para sejam tomadas as providências cabíveis e o mais breve possível. Situações como a de Colniza nos preocupa bastante e com certeza a Defesa Civil não será omissa”, explicou o major Duarte, que assumiu o cargo como coordenador da Cead na semana passa.
Em Juruena, o diretor do Cenad explicou que conta com o apoio dos deputados Silvano e Valtenir, junto à Integração para que consigam a liberação de R$ 3,4 milhões de um projeto já aprovado no ano passado que garante a construção de sete pontes de concreto e três bueiros, no âmbito da zona rural da cidade. Vale lembrar que para o município, foi destinado um recurso para a Saúde no valor de R$ 300 mil, articulado pelos deputados que encabeçaram a viagem do último final de semana.
Já em Cotriguaçu, existe um projeto para a construção de 14 pontes de concretos que auxiliarão pelo menos três assentamentos. Na semana passada, a Defesa Civil de Mato Grosso designou uma equipe técnica para realizar um levantamento na zona rural, procedimento que complementa o projeto que será despachado para a Cenad com parecer técnico, já nos próximos dias. Em Cotriguaçu também foi decretado estado de emergência ao governo federal.
Diferente de Cotriguaçu, o município de Nova Monte Verde já teve o projeto aprovado para construção de pontes de concreto e bueiros, faltando apenas a liberação do recurso, através do Ministério da Integração. Na cidade, os parlamentares também receberam demandas da prefeita Bia Sueck, relacionadas à conclusão das obras de algumas creches e a ampliação e reforma da Secretaria de Assistência Social.
Colniza protagoniza a mesma situação de outros municípios visitados pela comitiva, mas com um agravante. A cidade, que também possui projeto protocolado na Defesa Civil, para a construção de pontes, sofre com o caos das estradas vicinais. Diversos atoleiros provocados pelas constantes chuvas, que em Mato Grosso ainda não deu trégua.
Prova disso é que Colniza ficou isolada esta semana, devido a condição das estradas, o que resultou também na suspensão das aulas. Fato que também tem impedido o escoamento da produção. A grave situação fez com que Colniza virasse manchete nos principais veículos de comunicação do estado.
A última para, em Sinop, uma reunião entre secretários de Obras, de Governo e de Meio Ambiente do município, além do representante da Defesa Civil local, deputados Silvano e Valtenir e o coordenador do Cenad foi considerada positiva pelo deputado federal Valtenir Pereira.
“Tratamos dos problemas das pontes, claro, mas mais que isso iremos, em alguns meses, conseguir reestruturar a defesa civil de Sinop que precisa urgência de condições básicas para atuar. Quanto as pontes, a prefeitura resolveu a emergia, visto que uma delas rodou, mas agora ganha este reforço junto a Defesa Nacional para que resolva de fato, não só o problema da Mercedes, mas de outras comunidades”, acrescentou o deputado federal.
Participaram das reuniões, prefeitos, vereadores, presidentes de associações de Pequenos Produtores Rurais, pequenos produtores rurais, representates de escolas públicas dos municípios, e população.


Autoria: JOELMA PONTES DE MORAES / Gabinete do Deputado Silvano Amaral
Marcadores: , ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.