Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Desempenho de setor contribuiu para MT registrar marca histórica mesmo com a instabilidade jurídica que o setor vem passando

Agronegócio mantém o crescimento e lidera a criação de empregos em MT A agropecuária puxou a alta na geração de postos de trabalho com carteira assinada, em janeiro, em Mato Grosso. No primeiro mês do ano, abriu 6.798 das 10.269 novas vagas totais criadas, sendo o setor mais bem avaliado na pesquisa mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, e divulgada na sexta-feira, 02.

  Dentre os oito setores, saiu do campo o maior saldo de oportunidades. Conforme o Caged, tal desempenho resultou da diferença entre as 11.932 admissões e os 5.134 desligamentos no período. Serviços (+1.579 postos), Comércio (+965), Indústria de Transformação (+520), Construção Civil (+346) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+81) também apresentaram variação positiva no saldo empregatício. Na contramão, setores como do Extrativismo Mineral (-14) e a Administração Pública (-6) apresentaram um cenário negativo.

  Na classificação do Ministério do Trabalho à agropecuária estão inseridas atividades de agricultura, silvicultura, criação de animais, extrativismo vegetal, entre outros. Empresário e pecuarista no município de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, Fernando Porcel, que também é membro da direção executiva da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (ACRINORTE), avalia como positivos os números da agropecuária neste primeiro mês do ano, lembrando a importância deste setor para a economia estadual.

 “Apesar das incertezas políticas, insegurança jurídica, Funrural, barreiras comerciais, falta de logística, etc., o produtor rural acredita no seu negócio. Continua investindo em tecnologia, busca incessantemente produzir mais e melhor e é desta busca contínua que vem estes resultados de produção e consequentemente o aumento do emprego e renda do setor. O Agro é a grande aptidão do Mato Grosso e do Brasil e notícias assim confirmam que o produtor rural está no caminho certo, motiva continuar produzindo e gerando boas notícias”, expressa.

  Quando observado o saldo de novos empregos em Mato Grosso e as 10.269 mil vagas com carteira assinada, este foi o melhor janeiro da história para o Estado, na abertura de oportunidades, desde que o Ministério do Trabalho e Emprego passou a divulgar sua série histórica.

Fonte: Jna Notícias

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.