Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Com custo zero para consumidores, primeira eletrovia do Brasil será inaugurada na próxima semana
Curitiba receberá na próxima terça-feira (27) a primeira eletrovia do país. Haverá um evento de inauguração às 9:30, no polo Km3, com a presença do governador do Paraná. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) é a empresa responsável pela obra.

Também será assinado um protocolo entre a Copel e Prefeitura de Curitiba para cooperação mútua técnica e científica em "projetos de energias renováveis, geração distribuída, mobilidade elétrica, eficiência energética e cidades inteligentes".

De acordo com o comunicado, a primeira parte da eletrovia será formada por eletropostos de Curitiba, no polo Km3, e de Paranaguá, na agência da Copel. No total, serão oito eletropostos da companhia, cada um terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência. Eles estarão localizados em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá.

Prévia de como será o primeiro eletroposto da Copel, em Curitiba (Fonte: Copel)



Além disso, os eletropostos terão três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. Levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos automóveis, que rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

Para este projeto, a Copel investiu R$ 5,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento. E o melhor: de acordo com o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, os consumidores não terão custo para abastecer nessa eletrovia, justamente por ser um projeto de pesquisa.

E você, curte carros elétricos? Dá só uma olhada nesses projetos de universitários na CPBR11 com esses automóveis para competições.

Fonte: Copel)

Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.