Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A EDP Energias do Brasil conseguiu antecipar, nos últimos anos, as obras das usinas Cachoeira Caldeirão, São Manoel e Santo Antonio do Jari. Apenas a antecipação de São Manoel rendeu uma receita extra de cerca de R$ 30 milhões à companhia em dezembro. "A expectativa que temos é que os bons resultados que tivemos em geração sejam trazidos para transmissão", disse o presidente da companhia, Miguel Setas.
Em 27 de janeiro deste ano, foi realizada a descida do rotor da turbina da quarta unidade geradora. Com 548 toneladas e 9,75 metros de diâmetro, o conjunto Kaplan é um dos maiores do mundo em dimensão. O rotor é a parte da turbina que tem contato direto com a água e é responsável pela movimentação do rotor do gerador.
De acordo com Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração de Furnas, a descida da Árvore Kaplan da última unidade geradora da usina de São Manoel é mais um marco na construção do empreendimento. Segundo ele, o próximo passo é descer o rotor gerador e, posteriormente, fechar a máquina para iniciar a fase de testes a seco e com água. A montagem sempre foi um grande desafio de logística por conta das distâncias, mas agora falta pouco para finalizar essa etapa da implantação.
Localizada entre os municípios de Jacareacanga, no Pará, e Paranaíta, no Mato Grosso, a hidrelétrica conta com quatro unidades geradoras tipo Kaplan de 175 MW cada, totalizando 700 MW de capacidade instalada, o que representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões habitantes. A usina é construída pela Sociedade de Propósito Específico São Manoel Energia, formada por Furnas, EDP do Brasil e CTG Brasil.
Fonte: Jose lucio junqueira/Nativa News
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.