Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) constatou, em Juara (300 quilômetros de Sinop), a venda de vacinas contra a febre aftosa “em desacordo com as normas estabelecidas”. Conforme o comunicado emitido pelo órgão, a situação resultou em “ações fiscalizatórias”, que culminaram com a interdição de todas as propriedades que adquiriram os materiais na loja veterinária investigada “até que as equipes do Indea verifiquem in loco quais deverão revacinar seus animais”.
Segundo o instituto, as bases do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa estão sustentadas no compartilhamento de responsabilidades entre os setores público e privado. “No que se refere à vacinação, é de responsabilidade dos proprietários dos animais a aquisição e a aplicação da vacina contra a febre aftosa, cabendo ao serviço veterinário oficial supervisionar a qualidade da vacina, bem como fiscalizar, controlar e orientar as atividades de comercialização e de utilização do produto”.
O Indea também informou que a produção e a distribuição da vacina são submetidas a um rigoroso controle de qualidade por parte do serviço veterinário oficial no Brasil, “iniciado na fábrica e chegando até as revendas, por meio das fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam os produtos, garantindo à comunidade que são produtos com qualidade e autenticidade e garantia de conservação. Compete à revenda de produtos veterinários o controle de estoque e a comercialização do produto, dentro das normas estabelecidas, sob supervisão do médico veterinário responsável técnico”.
Conforme o comunicado do instituto, trata-se de “um episódio pontual detectado pela eficiente controle do serviço oficial, não comprometendo a cobertura vacinal obtida pela massiva vacinação realizada pelo produtor ao longo dos anos e comprovada mediante estudos da eficiência da vacinação conduzidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
As ações estão sendo conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria)
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.