Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) constatou, em Juara (300 quilômetros de Sinop), a venda de vacinas contra a febre aftosa “em desacordo com as normas estabelecidas”. Conforme o comunicado emitido pelo órgão, a situação resultou em “ações fiscalizatórias”, que culminaram com a interdição de todas as propriedades que adquiriram os materiais na loja veterinária investigada “até que as equipes do Indea verifiquem in loco quais deverão revacinar seus animais”.
Segundo o instituto, as bases do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa estão sustentadas no compartilhamento de responsabilidades entre os setores público e privado. “No que se refere à vacinação, é de responsabilidade dos proprietários dos animais a aquisição e a aplicação da vacina contra a febre aftosa, cabendo ao serviço veterinário oficial supervisionar a qualidade da vacina, bem como fiscalizar, controlar e orientar as atividades de comercialização e de utilização do produto”.
O Indea também informou que a produção e a distribuição da vacina são submetidas a um rigoroso controle de qualidade por parte do serviço veterinário oficial no Brasil, “iniciado na fábrica e chegando até as revendas, por meio das fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam os produtos, garantindo à comunidade que são produtos com qualidade e autenticidade e garantia de conservação. Compete à revenda de produtos veterinários o controle de estoque e a comercialização do produto, dentro das normas estabelecidas, sob supervisão do médico veterinário responsável técnico”.
Conforme o comunicado do instituto, trata-se de “um episódio pontual detectado pela eficiente controle do serviço oficial, não comprometendo a cobertura vacinal obtida pela massiva vacinação realizada pelo produtor ao longo dos anos e comprovada mediante estudos da eficiência da vacinação conduzidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
As ações estão sendo conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.