Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Conta de energia elétrica está mais cara este mês em Mato Grosso
Conta de energia está mais cara este mês e a tendência é que permaneça nesta condição até o reinício do período chuvoso, em novembro. Com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 já hasteada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde o dia 1º, os consumidores precisam redobrar a atenção com o uso da eletricidade. Neste período, cada consumidor paga um adicional de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, alerta a concessionária de energia de Mato Grosso.
Apesar da vigência da bandeira tarifária mais onerosa, certo alívio no bolso pode vir com a mudança de temperatura nos meses de junho e julho. Isso porque nos dias de clima mais ameno muitos mato-grossenses dispensam o uso do ar condicionado, lembra o conselheiro do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica (Concel), Teomar Magri.
Em 2018, de janeiro a abril ficou hasteada a bandeira verde. Em maio, a bandeira mudou para amarela, já caracterizando o fim do período úmido. A diminuição das chuvas reflete no nível dos reservatórios. Com isso, aumenta o risco hidrológico e eleva o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD), comenta o Magri. “São essas condições que determinam a bandeira a ser acionada”, reforça.
Segundo ele, a maioria dos submercados estão com os reservatórios com volume de água abaixo de 50%. Exceção é a região Norte, onde o nível dos reservatórios chega a 71%. “Até o recomeço do período chuvoso, em novembro, a tendência é que continue acionada a bandeira tarifária vermelha, oscilando entre o patamar 1 e 2”, conclui o conselheiro do Concel. Orientações repassadas pela EMT para economia na conta de luz inclui a análise do histórico do consumo. Com isso, o consumidor poderá avaliar se a energia está mais cara pela mudança de bandeira ou pelo aumento da demanda. Outras orientações para reduzir a despesa com energia em casa é tomar banhos mais curtos.
No verão, o chuveiro deve ser ajustado para a temperatura morna ou fria. Se precisar ligar o ar condicionado, feche antes as portas e janelas. Manter limpo o filtro do aparelho também ajuda a economizar. Ao usar a geladeira, abra pelo menor tempo possível, evite colocar alimentos quentes dentro e avalie se as borrachas de vedação estão bem conservadas. Quanto ao uso do ferro elétrico e da máquina de lavar, o ideal é reunir muitas peças para lavar ou passar para diminuir o tempo de uso dos aparelhos.
Fonte: GD
Marcadores: , ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.