Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Resultado de imagem para Produtores rurais devem ficar atentos ao período proibitivo de queimadasO período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas começou em Mato Grosso. De acordo com o Decreto n°1.586, publicado no dia 17 de julho de 2018, o período proibitivo de queimadas será entre os dias 15 de julho a 15 de setembro.
A preocupação existe porque neste período há pouca precipitação de chuva e baixa umidade relativa do ar, o que pode levar a incêndios acidentais. E para prevenir estes acidentes, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores rurais a tomarem alguns cuidados, como a construção e manutenção de aceiros, plano de incêndio, contendo os telefones de emergência, carro-pipa ou pulverizador com água, caso haja acidente nesse período, por exemplo.
“O manejo do fogo é utilizado principalmente para a limpeza e o controle fitossanitário e, com a umidade relativa do ar baixa e altas temperaturas nesse período, o fogo no campo pode ser que se torne inevitável e, por isso, o produtor deve ficar atento e redobrar as medidas de segurança e prevenção”, disse a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.
Em caso de incêndio o produtor deve avisar, imediatamente, o Corpo de Bombeiros e informar para a Polícia Militar, Prefeitura Municipal ou a Defesa Civil nos municípios onde não tem a corporação.
Lucélia lembra que nos casos de incêndio é importante que o produtor tome algumas medidas como, o registro de fotos que comprovem o dano causado pelo incêndio, faça o registro de um boletim de ocorrência e laudo feito pelo profissional habilitado.
A gestora reforça que quem for flagrado ateando fogo no período de proibição será multado. O valor da multa varia de acordo com a área atingida, de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser detido e responder por crime ambiental com pena prevista em até quatro anos.


Fonte: Ascom Famato
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.