Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Sem Lula, Bolsonaro tem 27% e Marina 15%; Haddad possui apenas 3%

Corrida Presidencial em Mato Grosso - Ibope mostra Lula com 40%; Bolsonaro tem 23% e Marina 7%
Foto: Divulgação
O Instituto Ibope divulgou na última sexta-feira (24) os números sobre as eleições de 2018 em Mato Grosso. Além da divulgação relativa as eleições ao Governo do Estado e ao Senado da República, o instituto também avaliou a preferência dos matogrossenses acerca da eleição presidencial.

De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luís Inácio “Lula” da Silva (PT) possui 40% das intenções de voto para a presidência da República na modalidade “estimulada” – onde uma lista com os candidatos é apresentada aos entrevistados. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) alcança 23%. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) atingem 7% e 5% respectivamente, seguidos pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4%.

O Ibope ouviu 812 pessoas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no registrada no TRE-MT sob o número MT-04065/2018.

De acordo com o levantamento, Lula e Bolsonaro empatam apenas entre os mais jovens (que possuem entre 16 e 24 anos) com 32% das intenções de voto cada um. Aqueles que responderam a pesquisa e que possuem 35 anos de idade ou mais apontam que o ex-presidente tem a preferência de 45% e que Bolsonaro possui 19% na pesquisa estimulada desta faixa etária.

Lula também é a preferência das mulheres que responderam a pesquisa. O Ibope aponta que 39% do sexo feminino escolheria o ex-presidente e só 16% declararam o voto em Bolsonaro. Entre os homens 40% optaram por Lula e 31% querem o deputado federal do PSL como próximo presidente do Brasil.

O ex-presidente também apresenta vantagem entre os eleitores que possuem até a 8ª série do ensino fundamental, com 47% da preferência. Bolsonaro tem 18%. Já os que concluíram o  ensino superior Lula soma 31% e o deputado federal tem 28%. Na estimulada, os votos brancos, nulos e de eleitores que não souberam responder somam 15%.

VOTOS VÁLIDOS

Na categoria onde são computados apenas os votos válidos (onde são excluídos os brancos e nulos), Lula tem 46% e Bolsonaro soma 27%. Marina Silva alcança 8%, Ciro Gomes 6% e Geraldo Alckmin atinge 5% da preferência dos eleitores.

Num cenário sem Lula – o ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril deste ano, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e sua candidatura ainda será julgada pela Justiça Eleitoral -, Bolsonaro lidera a disputa com 27% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (15%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (7%).

SEM LULA

O Ibope também simulou um cenário sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, que tem o registro contestado em função de sua prisão por conta de uma condenação há 12 anos de prisão, e com a inclusão do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Neste cenário, o deputado Jair Bolsonaro lidera com 27% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, com 15%.

O terceiro colocado é o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com 8%, e o quatro Geraldo Alckmin, com 7%. Álvaro Dias e Fernando Haddad estão empatados com 3%, seguido de Vera (PSTU), com 2%. 






Fonte: Folha Max
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.