Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Infogr�fico GovernadoresTodos os governadores de Mato Grosso conseguiram se reeleger desde que a chamada Emenda da Reeleição passou a vigorar em 1998. E Pedro Taques (PSDB), eleito em 2014 com 57, 25%  após derrotar em primeiro turno Lúdio Cabral (PT), Janete Riva (à época PSD) e José Roberto (PSOL),  se articula para não ser exceção à regra.
O tucano disputa a reeleição contra o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM), o senador Wellington Fagundes (PR), Moisés Franz (PSOL) e o policial rodoviário federal Arthur Nogueira (Rede). As candidaturas foram confirmadas nas convenções partidárias realizados neste final de semana.  
O primeiro governador a ser beneficiado pela reeleição foi o pedetista que se tornou tucano no decorrer do mandato Dante de Oliveira (já falecido), que chegou ao Palácio Paiaguás em 1994. Foi reeleito em 1998 com 53, 95% dos votos, derrotando Júlio Campos (ex-PFL, hoje DEM), que obteve 37,91%, ainda no primeiro turno.  A lista de candidatos também incluía Carlos Abicalil (PT), Ivanildo Oliveira (Prona) e Jacques Carvalho (PRTB).
  • Em 2002, Blairo Maggi foi eleito governador pelo PPS e em 2006 se reelegeu com a aprovação de 65,39% do eleitorado. Venceu no primeiro turno Antero Paes de Barros (PSDB), que fez apenas 19,83% dos votos. Os demais candidatos eram Serys Slhessarenko (à época PT, hoje PRB), Procurador Mauro (PSOL), Bento Porto (PSC), Josmar Alderete (PSDC), Gugu Vieira (PRP) e Roberto Pereira (PHS).
    Em março de 2010, Blairo renunciou ao Governo do Estado para concorrer a senador e foi eleito. Com isso, o então vice-governador Silval Barbosa (ex-MDB, hoje sem partido) foi efetivado na chefia do Executivo e concluiu o mandato.
Silval também disputou a reeleição e venceu em primeiro turno com 51,21% dos votos. Derrotou Mauro Mendes (à época PSB, hoje DEM), que está disputando o Governo do Estado neste ano.  A disputa ainda contou com Wilson Santos (PSDB) e Marco Magno (PSOL).
Vices
Taques tem como vice o produtor rural Rui Prado (PSDB). Já o vice de Mauro é Otaviano Pivetta (PDT), reeditando a chapa derrotada por Silval em 2010.
Wellington apresenta como vice a advogada Sirlei Theis (PV). O vice de Arthur Nogueira não está definido, mas será indicado pelo PPL. A chapa de Moisés Franz  tem como vice o enfermeiro Vanderlei Guia.

Fonte: Jacques Gosch/RD News
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.