Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Infogr�fico GovernadoresTodos os governadores de Mato Grosso conseguiram se reeleger desde que a chamada Emenda da Reeleição passou a vigorar em 1998. E Pedro Taques (PSDB), eleito em 2014 com 57, 25%  após derrotar em primeiro turno Lúdio Cabral (PT), Janete Riva (à época PSD) e José Roberto (PSOL),  se articula para não ser exceção à regra.
O tucano disputa a reeleição contra o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM), o senador Wellington Fagundes (PR), Moisés Franz (PSOL) e o policial rodoviário federal Arthur Nogueira (Rede). As candidaturas foram confirmadas nas convenções partidárias realizados neste final de semana.  
O primeiro governador a ser beneficiado pela reeleição foi o pedetista que se tornou tucano no decorrer do mandato Dante de Oliveira (já falecido), que chegou ao Palácio Paiaguás em 1994. Foi reeleito em 1998 com 53, 95% dos votos, derrotando Júlio Campos (ex-PFL, hoje DEM), que obteve 37,91%, ainda no primeiro turno.  A lista de candidatos também incluía Carlos Abicalil (PT), Ivanildo Oliveira (Prona) e Jacques Carvalho (PRTB).
  • Em 2002, Blairo Maggi foi eleito governador pelo PPS e em 2006 se reelegeu com a aprovação de 65,39% do eleitorado. Venceu no primeiro turno Antero Paes de Barros (PSDB), que fez apenas 19,83% dos votos. Os demais candidatos eram Serys Slhessarenko (à época PT, hoje PRB), Procurador Mauro (PSOL), Bento Porto (PSC), Josmar Alderete (PSDC), Gugu Vieira (PRP) e Roberto Pereira (PHS).
    Em março de 2010, Blairo renunciou ao Governo do Estado para concorrer a senador e foi eleito. Com isso, o então vice-governador Silval Barbosa (ex-MDB, hoje sem partido) foi efetivado na chefia do Executivo e concluiu o mandato.
Silval também disputou a reeleição e venceu em primeiro turno com 51,21% dos votos. Derrotou Mauro Mendes (à época PSB, hoje DEM), que está disputando o Governo do Estado neste ano.  A disputa ainda contou com Wilson Santos (PSDB) e Marco Magno (PSOL).
Vices
Taques tem como vice o produtor rural Rui Prado (PSDB). Já o vice de Mauro é Otaviano Pivetta (PDT), reeditando a chapa derrotada por Silval em 2010.
Wellington apresenta como vice a advogada Sirlei Theis (PV). O vice de Arthur Nogueira não está definido, mas será indicado pelo PPL. A chapa de Moisés Franz  tem como vice o enfermeiro Vanderlei Guia.

Fonte: Jacques Gosch/RD News
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.