Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Ganhar peso depois da paternidade pode tornar os homens mais saudáveis, mais atraentes, mais longevos e melhores em transmitir seus genes. É o que acredita o antropólogo Richard Bribiescas, professor da Universidade Yale e autor de um livro a respeito: How Men Age: What Evolution Reveals about Male Health and Mortality (“Como o homem envelhece: o que a evolução revela sobre a saúde masculina e a mortalidade”, não lançado em português).
Segundo ele, isso está ligado aos níveis decrescentes de testosterona. A testosterona é um hormônio que, nos homens, é produzido pelos testículos. Além de governar características sexuais masculinas (crescimento das gônadas, nascimento de pelos, engrossamento da voz, etc), esse hormônio também determina as formas típicas do corpo do homem.
Conforme os níveis de testosterona diminuem — o que ocorre naturalmente à medida que o homem envelhece –, o corpo tende a ganhar peso e reduzir sua massa muscular. Assim, o excesso de energia dos alimentos se deposita, na forma de gordura, em volta do abdômen, criando a “barriguinha de chope”. A queda na testosterona também faz com que os homens tendam a procurar menos parceiros sexuais, e investir mais tempo na família e nos filhos, segundo Bribiescas.
Ele também destaca fatores de saúde. Embora o sobrepeso esteja comprovadamente ligado ao risco de doenças cardíacas, a queda nos níveis de testosterona também desacelera o metabolismo do homem – o que pode trazer benefício. Um estudo de 2008 descobriu que homens com metabolismo acelerado tinham 50% mais risco de morrer em um ano do que aqueles cujos corpos queimavam menos energia em repouso.
“Embora os homens sejam, em média, maiores e fisicamente mais fortes que as mulheres, eles têm uma fraqueza considerável: mais dificuldade em combater infecções e doenças, além de não se cuidarem”, disse o autor.
De toda forma, as questões envolvendo a testosterona são de interpretação complexa. Níveis muito baixos do hormônio estão associados a falta de energia, perda de libido, disfunção erétil, etc. A barriguinha de chope pode até ser vantajosa, mas é bom os papais não descuidarem das taxas de seus hormônios. E, mais importante, não desistirem de um estilo de vida saudável.

Fonte: Ingrid Luisa I SuperInteressante
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.