Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Primeira pesquisa do maior instituto do país agita eleição no Estado
Mauro alcança 44% dos votos válidos em MT, mas 57% estão indecisos na espontânea
A pesquisa Ibope divulgada pela Rede Globo de Televisão na última semana revela outros números sobre a disputa eleitoral nas eleições de 2018 em Mato Grosso. No quesito “votos válidos”, onde são excluídos os brancos e nulos, o candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM), aparece com 44% das intenções de voto.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa conquistar 50% dos válidos mais um voto. O governador Pedro Taques (PSDB), que tenta a reeleição, e o senador Wellington Fagundes (PR), somam respectivamente 30% e 21% da preferência do eleitorado. Na sequência, Arthur Nogueira (Rede), possui 3% e Moisés Franz (PSOL) tem 1%.  
Em Cuiabá a preferência por Mauro Mendes, cidade da qual já foi prefeito entre 2013 e 2016, é mais do que o triplo da porcentagem alcançada pelo atual governador do Estado. Enquanto Mendes tem 67% dos votos válidos, Taques atinge 20%. Na Capital Fagundes soma 9%. Já Nogueira e Franz alcançam 2% cada um.
No interior de Mato Grosso a disputa apresenta maior equilíbrio entre os três primeiros colocados. Mesmo assim Mauro Mendes continua na liderança, com 38% dos votos válidos, seguido por Pedro Taques (33%) e Wellington Fagundes (24%). Arthur Nogueira tem 3% e Moisés Franz 1%.
O Ibope também perguntou às pessoas em quem elas votariam na modalidade de pesquisa denominada “espontânea” – onde os eleitores devem responder em quem irão votar sem que seja apresentada uma lista de candidatos. Mauro Mendes continua na liderança nesse quesito com 15% das intenções de voto. Pedro Taques alcança 10% e Wellington Fagundes 3%. Arthur Nogueira e Moisés Franz não pontuaram.
Na espontânea chama a atenção aqueles que irão votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem em quem votar ou não souberam responder à pergunta (57%). Na sexta passada, afiliada global divulgou os números da estimulada.
Mauro Mendes figurou na liderança com 32% das intenções de voto. Em outro patamar, Pedro Taques apareceu com 22%, seguido por Wellington Fagundes, que tem 15% das menções.
Os candidatos Arthur Nogueira e Moisés Franz são citados por 2% e 1% dos eleitores mato-grossenses, respectivamente. Entrevistados que declaram votar em branco ou nulo somam 17% e os que não sabem ou não opinam são 10%.
As intenções de voto em Mauro Mendes se destacam na capital (52%), crescem conforme aumenta a renda familiar mensal do eleitor do Mato Grosso (tem 22% entre aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo e chega a 51% entre os com renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos) e o candidato ainda se destaca entre os mais escolarizados (43%), entre os homens (38%); tem mesmo percentual entre aqueles com 25 a 34 e entre os mais jovens (16 a 24 anos: 37% das menções).
Já Pedro Taques é mais citado pelos mais velhos (28%); por quem tem renda familiar mensal acima de 1 a 2 salários mínimos e pelos menos escolarizados (26% em cada um desses segmentos). Wellington Fagundes, por sua vez, apresenta intenções de voto mais acentuadas entre aqueles que se autodeclaram brancos (20%).
Comparativamente, as menções são maiores nos demais municípios do que capital (17% contra 7%, respectivamente). Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
ESPECTATIVA DE VITÓRIA
A pesquisa eleitoral também ouviu das pessoas quem elas acham que vão vencer as eleições para o Governo do Estado independente de quem irão votar. Na opinião de 30% dos entrevistados Mauro Mendes será o próximo governador de Mato Grosso. Pedro Taques e Wellington Fagundes somam 22% e 13% respectivamente.
Arthur Nogueira tem 2% e só 1% do eleitorado acha que Moisés Franz vencerá as eleições. O Ibope informa ainda que 31% dos eleitores não souberam dizer quem será o próximo chefe do Poder Executivo de Mato Grosso.
O Ibope ouviu 812 pessoas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TRE-MT sob o número MT-04065/2018.
votosvalidos.jpg

ibope-espontanea.jpg

ibope-expectativadevitoria.jpg
Fonte:DIEGO FREDERICI / FolhaMax
Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.