Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Primeira pesquisa do maior instituto do país agita eleição no Estado
Mauro alcança 44% dos votos válidos em MT, mas 57% estão indecisos na espontânea
A pesquisa Ibope divulgada pela Rede Globo de Televisão na última semana revela outros números sobre a disputa eleitoral nas eleições de 2018 em Mato Grosso. No quesito “votos válidos”, onde são excluídos os brancos e nulos, o candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM), aparece com 44% das intenções de voto.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa conquistar 50% dos válidos mais um voto. O governador Pedro Taques (PSDB), que tenta a reeleição, e o senador Wellington Fagundes (PR), somam respectivamente 30% e 21% da preferência do eleitorado. Na sequência, Arthur Nogueira (Rede), possui 3% e Moisés Franz (PSOL) tem 1%.  
Em Cuiabá a preferência por Mauro Mendes, cidade da qual já foi prefeito entre 2013 e 2016, é mais do que o triplo da porcentagem alcançada pelo atual governador do Estado. Enquanto Mendes tem 67% dos votos válidos, Taques atinge 20%. Na Capital Fagundes soma 9%. Já Nogueira e Franz alcançam 2% cada um.
No interior de Mato Grosso a disputa apresenta maior equilíbrio entre os três primeiros colocados. Mesmo assim Mauro Mendes continua na liderança, com 38% dos votos válidos, seguido por Pedro Taques (33%) e Wellington Fagundes (24%). Arthur Nogueira tem 3% e Moisés Franz 1%.
O Ibope também perguntou às pessoas em quem elas votariam na modalidade de pesquisa denominada “espontânea” – onde os eleitores devem responder em quem irão votar sem que seja apresentada uma lista de candidatos. Mauro Mendes continua na liderança nesse quesito com 15% das intenções de voto. Pedro Taques alcança 10% e Wellington Fagundes 3%. Arthur Nogueira e Moisés Franz não pontuaram.
Na espontânea chama a atenção aqueles que irão votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem em quem votar ou não souberam responder à pergunta (57%). Na sexta passada, afiliada global divulgou os números da estimulada.
Mauro Mendes figurou na liderança com 32% das intenções de voto. Em outro patamar, Pedro Taques apareceu com 22%, seguido por Wellington Fagundes, que tem 15% das menções.
Os candidatos Arthur Nogueira e Moisés Franz são citados por 2% e 1% dos eleitores mato-grossenses, respectivamente. Entrevistados que declaram votar em branco ou nulo somam 17% e os que não sabem ou não opinam são 10%.
As intenções de voto em Mauro Mendes se destacam na capital (52%), crescem conforme aumenta a renda familiar mensal do eleitor do Mato Grosso (tem 22% entre aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo e chega a 51% entre os com renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos) e o candidato ainda se destaca entre os mais escolarizados (43%), entre os homens (38%); tem mesmo percentual entre aqueles com 25 a 34 e entre os mais jovens (16 a 24 anos: 37% das menções).
Já Pedro Taques é mais citado pelos mais velhos (28%); por quem tem renda familiar mensal acima de 1 a 2 salários mínimos e pelos menos escolarizados (26% em cada um desses segmentos). Wellington Fagundes, por sua vez, apresenta intenções de voto mais acentuadas entre aqueles que se autodeclaram brancos (20%).
Comparativamente, as menções são maiores nos demais municípios do que capital (17% contra 7%, respectivamente). Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
ESPECTATIVA DE VITÓRIA
A pesquisa eleitoral também ouviu das pessoas quem elas acham que vão vencer as eleições para o Governo do Estado independente de quem irão votar. Na opinião de 30% dos entrevistados Mauro Mendes será o próximo governador de Mato Grosso. Pedro Taques e Wellington Fagundes somam 22% e 13% respectivamente.
Arthur Nogueira tem 2% e só 1% do eleitorado acha que Moisés Franz vencerá as eleições. O Ibope informa ainda que 31% dos eleitores não souberam dizer quem será o próximo chefe do Poder Executivo de Mato Grosso.
O Ibope ouviu 812 pessoas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TRE-MT sob o número MT-04065/2018.
votosvalidos.jpg

ibope-espontanea.jpg

ibope-expectativadevitoria.jpg
Fonte:DIEGO FREDERICI / FolhaMax
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.