Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O empreendimento milionário ‘Projeto Aripuanã’ está sendo implantando pela empresa global de mineração Nexa Resources, que faz parte do Grupo Votorantim, em uma área na Serra do Expedito, localizada a cerca de 25 quilômetros de Aripuanã (816 quilômetros de Sinop). É previsto investimento de R$ 1 bilhão para lavra e beneficiamento de zinco, chumbo, cobre, com ouro e prata associados. A empresa deve gerar cerca de mil vagas de emprego na fase de construção e 600 postos de trabalho na operação que é estimada em 15 anos.
A assessoria da empresa confirmou, ao Só Notícias, que já obteve em abril licença prévia do empreendimento, após aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Consema). O processo de licenciamento segue em andamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para emissão da licença de instalação. A partir dessa concessão, a empresa estará autorizada a iniciar as obras do projeto. A expectativa é que a operação tenha início em 2021.
Os minérios extraídos da Serra do Expedito serão escoados por meio de transporte rodoviário até as metalurgias. O concentrado de zinco será enviado para fábricas do grupo em Três Marias e Juiz de Fora (MG). O concentrado de chumbo será exportado, enquanto o cobre poderá ser vendido no mercado nacional ou exportado.
A capacidade produtiva anual será de 1,8 milhão de toneladas de minério. Anualmente, serão produzidos cerca de 120 mil toneladas de concentrado de zinco, 50 mil toneladas de concentrado de chumbo e 18 mil toneladas de concentrado de cobre.
Os minérios extraídos em Aripuanã servirão para produção de pneus, aço, fertilizantes, baterias, tintas, esmaltes, ar-condicionado, fios elétricos, celulares entre outros produtos.

Fonte: Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução)

Marcadores: , ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.