Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


Você já parou para pensar que o cigarro (uma droga lícita de fácil acesso) é a PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EVITÁVEL em todo o mundo? Você sabia que o tabaco MATA todos os anos mais de 7 MILHÕES DE PESSOAS NO PLANETA? Você sabia que 890 mil destes óbitos SÃO FUMANTES PASSIVOS? Você sabia que 73.500 pessoas já foram diagnosticadas com câncer PROVOCADO PELO TABAGISMO? Você sabia que R$56,9 milhões saem do cofre público em função de despesas médicas com patologias relacionadas ao USO DO TABACO? Você sabia que 428 PESSOAS MORREM POR DIA NO BRASIL POR CAUSA DO TABACO?
A Secretaria Municipal de Juruena por meio da Atenção Básica ocupa uma posição privilegiada na microregião do estado de Mato Grosso. Pois tem uma equipe multidisciplinar (psicólogo/médico/farmacêutico/enfermeiro/nutricionista/odontólogo/fisioterapeuta) envolvida ativamente no GRUPO DE CESSAÇÃO AO TABAGISMO JURUENA na estratégia para controle do tabaco dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e consequentemente redução dos problemas crônicos à saúde diretamente ligada ao tabagismo.
O GRUPO DE CESSAÇÃO AO TABAGISMO DE JURUENA possui PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (protocolos de atendimento que visam à cessação do tabaco de acordo com a realidade dos pacientes de Juruena), seriamente elaborados pela Psicóloga Simone Joselin Lopes de Souza e Protocolo de Atendimento Clínico e Tratamento Farmacoterapêutico seriamente elaborado pela Farmacêutica Rayane Kelen Dornelas juntamente com o Médico Dr. Casar Francisco A. Zavaleta
Sessão 1 - Deixando de fumar sem mistérios: entender porque se fuma e como isso afeta a saúde
Sessão 2 - Deixando de fumar sem mistérios: os primeiros dias sem fumar
Sessão 3 - Deixando de fumar sem mistérios: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
Sessão 4 - Deixando de fumar sem mistérios: benefícios obtidos após parar de fumar
Sessão 5 - Orientação e fortalecimento do Grupo
Sessão 6 - Orientação e fortalecimento do Grupo
Sessão 7 - Orientação e fortalecimento do Grupo
Assistência Médica
Assistência Farmacêutica e acompanhamento clínico e farmacoterapêutico
Assistência Odontológica
Assistência clínica e laboratorial
Assistência Nutricional
Assistência do cuidado
O grupo é centralizado na Academia de Saúde de Juruena, cada grupo tem duração de 3 (três) meses e é formado por 15 (quinze) participantes pois os profissionais visam ofertar qualidade e efetividade no serviço que prestam aos pacientes de Juruena, porém os encontros são abertos para ouvintes.
Os pacientes possuem prontuários próprios de atendimento clínico e acompanhamento da efetividade e aderência ao tratamento. O tratamento farmacoterapêutico encontra-se disponível na Farmácia Básica de Juruena, os mesmos são fornecidos pelo Ministério da Saúde/Superintendência de Assistência Farmacêutica do Estado de Mato Grosso.
Os medicamentos encontram-se disponíveis na Farmácia Básica de Juruena para os pacientes que fazem parte do programa de cessação ao tabagismo nas apresentações/concentrações farmacêuticas:
Nicotina 21mg/24 horas (caixa com 7 adesivos)
Nicotina 14mg/24horas (caixa com 7 adesivos)
Nicotina 7mg/24horas (caixa com 7 adesivos)
Cloridrato de Bupropiona 150mg (caixa com 60 comprimidos)
A medicação de forma simplificada trata-se de um auxiliar no abandono do fumo e deve ser utilizado como parte de um programa de interrupção do tabagismo, a farmacêutica ressalta a importância do uso racional dos medicamentos, pois todo medicamento possuí risco/beneficio e enfatiza a importância da prescrição/acompanhamento médico antes da inserção da terapia medicamentosa, não é somente fornecer a medicação, temos que garantir a adesão ao tratamento farmacoterapêutico e através do acompanhamento clínico proporcionar aos pacientes a segurança e efetividade do tratamento.
Por meio do Escritório Regional de Saúde de Juína, No último dia 30 de Maio de 2018, indulto ao desempenho do município e comprometimento com o serviço ofertado aos pacientes, Juruena recebeu uma nova demanda de medicamento para continuidade e maior abrangência do tratamento de cessação ao tabagismo no município.
Os interessados devem ter real interesse em cessar o tabagismo, procurar uma Unidade Básica de Saúde, deixando os dados para contato.

Para eventuais esclarecimentos os mesmos podem se direcionar a Farmácia Básica de Juruena que esta localizada (na UBS Centro) e procurar a Farmacêutica Rayane Kelen Dornelas.








Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.