Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


A Vigilância Sanitária Municipal orienta a todos os usuários que ao decidir fazer uma tatuagem, colocar um Piercings entre outros, pode ser uma decisão arriscada para a saúde, se o profissional não for habilitado e não ter licença sanitária para realizar essas atividades.

Alertamos os riscos da tatuagem: 
Hepatite C, Hepatite B, HIV/AIDS, Doenças Infecciosas da Pele, Infecções Bacterianas e Fúngicas Alergias, os produtos químicos na tinta da tatuagem são outra causa de preocupação. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à tinta, como dermatite (irritação grave na pele) a resolução RDC nº 55/08 da Anvisa estabelece normas para comercialização no Brasil de tintas usada em pigmentação artificial da pele. Somente pode ser utilizada a tinta para tatuagem que possuir registro válido na Anvisa..
Para reduzir o risco da disseminação de patogenias veiculadas pelo sangue e por bactérias, os tatuadores devem utilizar sempre equipamentos esterilizados, agulhas novas, luvas e máscaras descartáveis, e devem abrir recipientes de tinta não utilizados para cada tatuagem – nenhum destes equipamentos deve ser re-utilizado ou compartilhado, em nenhuma circunstância.
Porém, os tatuadores são regulados por autoridades estaduais e locais. Aconselhamos os clientes antes de fazer uma tatuagem fazer perguntas aos tatuadores quanto à esterilização e a segurança dos equipamentos.

Certificados de segurança ou inspeções de saúde publicados em paredes de estúdios de tatuagem podem ser falsificados. Você também pode procurar as leis do município ou local e pedir recomendações sobre lojas licenciadas de tatuagem, bem como verificar se há queixas sobre um estúdio particular.
Conforme o Código Sanitário do Município de Juruena, Lei nº1087, de 10 de dezembro de 2015, Art.: 147 “Os estabelecimentos destinados a realização de procedimentos de pigmentação artificial permanente da pele e inserção de piercing e congêneres deverão atender as disposições da legislação especifica vigente além de serem instalados em locais apropriados, não sendo permitida a sua localização em residências, ao ar livre, em locais insalubres ou em locais públicos.”


A Equipe da Vigilância Sanitária Municipal se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Denuncie: 66 3553 1367 ou 1593 

Marcadores: ,

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.