Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Ação do Programa Saúde na Escola

Municípios têm até 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na EscolaAs escolas públicas mato-grossenses tem até o dia 15 de fevereiro para aderir ao proximo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A Secretaria de Estado de Saúde é parceira do Governo Federal nesse projeto que fortalece a atenção integração das crianças e dos adolescentes.
O último ciclo do PSE, realizado entre 2017 e 2018, contou com a participação de 1.273 escolas de 136 municípios mato-grossenses, sendo 888 escolas consideradas prioritárias e integradas às áreas de maior vulnerabilidade social.
De acordo com a coordenadora responsável pelo programa em Mato Grosso, Sirley Lima, o PSE contribui para a formação integral dos estudantes. “São desenvolvidas ações de prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem as crianças e os jovens da rede pública de ensino.”
Os municípios que aderirem ao PSE devem promover ações de orientação na área da saúde, como: prevenção ao uso de drogas, avaliação da saúde bucal, atualização de vacinas e instrução sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Dentre as principais ações também estão campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, além de prevenção do tracoma (doença que afeta os olhos), hanseníase e verminoses.
O município de Porto Alegre do Norte (MT) é um exemplo do sucesso do PSE. A cidade conta com quatro unidades de saúde urbana e uma unidade rural – todas elas integralmente empenhadas nas ações do Saúde na Escola.
“Estamos adaptando cada ação trabalhada para faixa etária e utilizamos vídeos que chamam a atenção dos alunos para cada tema abordado”, diz a enfermeira Anara Freitas, que atua na região.
Serviço
Para realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola, cada secretário municipal de Saúde deve assinar um termo de compromisso e realizar todas as ações previstas pelo programa.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo número (65) 3613-5415, pelo e-mail pse@ses.mt.gov.br ou ainda pelo portal http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php. O acesso deve ser feito com CPF e senha cadastrado como perfil de “gestor municipal”, vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha acesso habilitado ou perfil no módulo PSE, o município deverá gerenciar o cadastro com o CNPJ e a senha do FMS.

Fonte: Assessoria
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.