Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) começou nesta segunda-feira, mais uma etapa da viagem à Ásia, com reuniões e eventos em Xangai, na China. A ministra encontrou-se com investidores chineses, que prometeram aumentar os investimentos no Brasil. Os chineses revelaram interesse em obras ferroviárias, como a Ferrogrão – corredor ferroviário para escoamento de grãos da Região Centro-Oeste, que será construído entre Sinop e Itaituba (PA), onde fica o Porto de Miritituba. O projeto é orçado em US$ 3,37 bilhões e o edital deve ser lançado no quarto trimestre deste ano, informa o ministério. Não foram detalhados o montante que os chineses podem investir na ferrovia que terá 1,2 mil km de extensão e será construída por multinacionais do agronegócio e o governo para agilizar o escoamento de grãos de Mato Grosso com maior rapidez e redução considerável no custo do frete.
Os chineses continuam sendo maiores compradores de soja e demais produtos produzidos em Mato Grosso. Tereza Cristina apresentou dados do setor agropecuário e áreas com potencial de crescimento para um grupo de 40 investidores chineses com projetos no Brasil.
Outra obra citada foi a Fiol (ferrovia que ligará Ilheús (BA) a Figueirópolis (TO), para escoar minério de ferro da região de Caetité e grãos) e a Norte-Sul (principal via para o escoamento de grãos pelo Arco Norte com investimentos estimados em US$ 680 milhões), informa a assessoria.
Na reunião, os chineses demonstraram também grandes expectativas em relação às medidas a serem adotadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para destravar a economia do país.
Os investidores informaram para a ministra que pretendem aumentar o montante aplicado no Brasil, em setores de sementes, suinocultura, infraestrutura e ferrovias.
Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.