Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso em março aumentou 0,94% referente à captação de fevereiro . O reajuste não foi maior porque a margem bruta da muçarela, principal derivado produzido em Mato Grosso, está espremida, impedindo maiores remunerações aos produtores, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A captação de leite no Estado registrou expressiva queda de 14,15%. Este resultado esteve atrelado à menor quantidade de dias úteis no mês de fevereiro. O preço do leite UHT na indústria subiu 23,50% entre janeiro e fevereiro. A oferta restrita deste produto, aliada a uma melhora na demanda por causa da volta às aulas, foi o principal fator para o reajuste.
Embora o preço pago ao produtor tenha sido melhor em 2018, esse cenário foi influenciado pelo aumento das cotações dos principais grãos utilizados na dieta dos animais (milho e farelo de soja), prejudicando a relação de troca do produtor e, consequentemente, o desempenho do animal. Para se ter uma ideia, em valores reais, o preço do milho foi 14,92% superior em relação a 2017, constata o Imea.
No entanto, para 2019 as perspectivas são favoráveis. Se as condições climáticas contribuírem, a oferta de grãos em Mato Grosso tende a ser satisfatória, o que pode pressionar os preços no mercado doméstico. Nesse sentido, o instituto recomenda que o produtor fique atento ao melhor momento de compra destes insumos – que geralmente são mais atrativos no 2º semestre ou então utilizar formas alternativas de nutrição, a fim de mitigar seus custos.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Gabriel Faria/arquivo)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.