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A partir desta terça-feira (16), o cadastro nacional para bloqueio de chamadas de telemarketing feitas por empresas de telecomunicações começará a funcionar.
Até então, as empresas que entraram no acordo com a Anatel são: TimVivoClaroNextelOiSkyAlgar e Sercomtel. Para que elas parem de fazer ligações de cunho publicitário, qualquer pessoa poderá cadastrar seu CPF, selecionar as linhas disponíveis no site naomeperturbe.com.br e escolher quais das companhias deseja bloquear. A seleção também pode ser feita por tipo de serviço oferecido, como celular, telefonia fixa, TV e internet.
E o acordo não para por aí. As empresas cadastradas que não respeitarem a lista de “não perturbe”, estarão sujeitas a multas de até R$50 milhões. Além disso, elas têm até 30 dias para garantirem os bloqueios solicitados e só poderão fazer ligações de telemarketing em dias úteis, das 9h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, tendo um limite de três por dia para cada consumidor.

Uma questão de imagem

Para Carlos Duprat, diretor executivo do SindiTelebrasil, a disputa para conquistar clientes não pode ser maior do que a necessidade de manter a reputação das empresas do ramo. “Percebemos que essa estratégia está afetando a nossa imagem”, afirmou ao jornal O Globo.
Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, disse, também, ao O Globo, que a entidade não cessará a fiscalização contínua que sempre fez sobre a quantidade excessiva de ligações dessas empresas para consumidores, porque “a implementação da lista nacional de ‘não perturbe’ busca proteger o consumidor do comportamento das empresas. O monitoramento da Anatel não será interrompido”.
Fonte: O Globo
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