Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) assinaram em Cuiabá, o termo de cooperação técnica do programa de melhoria genética do rebanho bovino de Mato Grosso (Pró-Genética), na última sexta-feira, na sede da Famato.
De acordo com a assessoria, o  programa tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do Estado e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite. O programa será coordenado pela secretaria de Agricultura Familiar e a execução contará com a atuação da Empaer e de órgão ligados à secretaria. Além disso, serão parceiros a Famato, sindicatos rurais de Mato Grosso, agentes financiadores, prefeituras, cooperativas e associações.
Para o presidente nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o “Pró-Genética é uma ferramenta importante para democratizar o acesso à tecnologia do touro melhorado e, ao mesmo tempo, fomentar o mercado de touro PO. A celebração dessa parceria com a Famato, Seaf, Indea, Empaer e demais envolvidos vai promover uma pecuária lucrativa e eficiente para todas as classes de produtores”, destacou Arnaldo Borges.
Nos eventos serão ofertados reprodutores selecionados pela associação, permitindo aos produtores, prioritariamente os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais, produtores de carne e leite, a aquisição de animais com genética de alta qualidade. Serão todos animais Puro Origem (PO).
A aquisição dos animais geneticamente melhorados será feita em feiras e leilões organizados em todo o Estado. A primeira feira será dia 14 de setembro, no Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira. “As feiras e leilões são oportunidades de aquisição de animais geneticamente superiores. A Famato e os Sindicatos Rurais terão um papel fundamental na mobilização e seleção dos produtores rurais que devem participar”, disse o diretor regional da ABCZ de Cuiabá, André Luiz Lourenço Borges, que afirmou ainda que o
O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis aponto que o“Pró-Genética vai estimular a transferência de tecnologias para os pequenos e médios produtores, que representam uma grande parcela da nossa produção. Com o acesso às tecnologias vamos possibilitar a esses produtores uma melhor produtividade e qualidade do rebanho”.
O presidente licenciado do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, e que também faz parte da ABCZ, participou da reunião e frisou que a parceria é importante para a pecuária mato-grossense.
Os técnicos da Empaer e representantes das entidades e órgãos envolvidos na execução do programa receberão orientações técnicas e treinamentos específicos para o Pró-Genética.
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.