Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

Alimentos que atuam como diurético e ajudam a eliminar o inchaço
Saiba quais alimentos diuréticos são capazes de vencer a retenção de líquidos e tire suas principais dúvidas sobre o tema. 
Crédito da imagem: zliving.com



O inchaço pode ser consequência de vários fatores, mas o principal deles acaba sendo a temida retenção de líquidos - que costuma ficar ainda mais grave quando o clima está quente.


Além de comprometer o visual, os sinais de inchaço envolvem dor e cansaço, comprometendo a qualidade de vida.  Por isso, é importante pensar em estratégias para vencer o inchaço e deixar a retenção de líquidos bem longe!
Sendo assim, os alimentos diuréticos são ótimas opções para desinchar o corpo, atuando como verdadeiros aliados da saúde. 


Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!


Mas antes de tudo... o que é um alimento diurético?
As substâncias diuréticas são aquelas que possuem altos níveis de água e acabam hidratando o corpo. Assim, mesmo que indiretamente, elas minimizam o inchaço e seus sintomas desconfortáveis – independente da causa. 


A maioria dos casos de inchaço corporal ocorrem devido à retenção de líquido, mas o problema pode também estar relacionado com outras condições (sejam elas hormonais, cardíacas ou hepáticas). 


Como a situação leva a uma estética desfavorável e também ao desconforto, é importantíssimo pensar em maneiras para evitar o problema e deixar o corpo livre do acúmulo de fluidos. 


Nesse sentido, além dos tratamentos indicados pelo médico (que sempre irão variar conforme a causa), a alimentação pode ajudar a controlar o inchaço.


Confira a lista de alimentos diuréticos incríveis para acabar com sua retenção de líquidos, deixar o corpo mais desinchado e rico em saúde!






10 alimentos diuréticos para acabar com o inchaço


Os alimentos diuréticos agem contra o inchaço, pois sua composição rica em água dribla os principais fatores envolvidos com a condição, como:


  • Alterações em fatores hormonais;
  • Funcionamento do intestino ineficiente;
  • Baixos níveis de Potássio;
  • Excesso de Sódio na alimentação. 


Assim, eles atuam reduzindo substâncias que estão em excesso, eliminando toxinas e deixando o corpo menos inchado.


  1. Pepino
O pepino é um vegetal muito famoso quando o assunto é máscaras para promover a beleza da pele, cabelos e unhas. 


Mas não é somente para isso que ele serve!


Sua composição rica em água permite a manutenção da hidratação, promove a circulação sanguínea e é excelente para melhorar todo o fluxo intestinal.


Assim, é possível contar com esse vegetal para reduzir o inchaço. 


Ainda, os benefícios extras envolvem componentes como:
  • Importantes vitaminas dos complexos B e C;
  • Elementos como Potássio, Cálcio, Ferro e Fósforo – que alavancam a nutrição. 

  1. Alface
A alface é um dos alimentos diuréticos queridinhos, pois soma vários benefícios maravilhosos para a saúde!


Além de ser rica em água, minerais e vitaminas, sua formação com fibras também ajuda ainda mais no fluxo intestinal – contribuindo ainda mais a reduzir o inchaço e deixar o corpo mais enxuto. 


Suas fibras também dão uma elevada na saciedade do organismo e ajudam bastante no processo de emagrecimento – sendo ótima para dietas!



  1. Melancia
Além de ser uma fruta deliciosa, a melancia é extremamente diurética e hidratante. 


Sua composição em vitaminas do complexo B e C (além de elementos importantes), ajuda no funcionamento do intestino e do estômago, promovendo saúde. 


Ela é uma boa pedida na hora de fazer sucos naturais, aproveitando todos os benefícios da fruta de forma refrescante. 


  1. Laranja
Rica em vitamina C, essa fruta cítrica é conhecida por ser muito vantajosa para a saúde, aumentando a imunidade e reduzindo o inchaço corporal. 


Sua alta taxa de nutrientes como Ferro, Potássio e Cálcio a tornam ainda mais nutritiva. 


  1. Limão
Assim como a laranja, o limão também é uma fruta cítrica que funciona como eficiente diurético. 


Para somar ainda mais pontos positivos, apresenta função antibactericida, expectorante e cicatrizante. 

  1. Agrião
Esse vegetal é antioxidante e diurético – além de ter um sabor refrescante e uso bastante versátil. 


O baixo teor calórico e riqueza em vitaminas torna seu uso ainda mais interessante nas preparações diárias. 


  1. Tomate
A presença de licopeno no tomate o confere ação antioxidante e reparadora. Desta maneira, os radicais livres ficam bem longe e os danos celulares são evitados. 


Por ser formado quase que totalmente por água (90%), ele reduz a retenção de líquidos e ainda promove inúmeras vantagens nutricionais. 


  1. Chá verde
Além do chá verde ser conhecido como um potente agente termogênico (queridinho das dietas), ele ajuda a eliminar o excesso de substâncias corporais.


A retirada das toxinas prejudiciais, diminuem inflamações de maneira drástica, prevenindo uma série de doenças perigosas. 


Ainda, estudos indicam que tomar chá verde toda a semana tende a ser extremamente vantajoso para a saúde cerebral – principalmente a longo prazo. 


  1. Abacaxi
Essa fruta saborosa acaba com o inchaço abdominal e contribui para a saciedade. Por esse motivo, ela acaba estando presente na maioria das dietas – principalmente aquelas detoxificantes. 


Também possui muitos nutrientes e vitaminas importantes, como:
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio. 


  1. Chá de cavalinha
Esse tipo de chá age diretamente sobre a retenção de líquidos do corpo, acabando com os sintomas indesejáveis do inchaço.


Outras vantagens em seu consumo também incluem o combate à pressão alta e prevenção de problemas renais – sendo muito benéfico para toda a saúde!


Se você não sentir diferença nenhuma com o consumo de tais alimentos, talvez seja melhor procurar um médico e optar por um tratamento efetivo de acordo com a raiz do problema – colocando sempre a saúde em primeiro lugar. 



Outros aspectos importantes

Seja por problemas renais, hormonais ou outros desequilíbrios, o inchaço atrapalha a qualidade de vida, acaba com o equilíbrio de fluidos corporais e prejudica os processos de emagrecimento. 


Embora seja crucial entender bem suas causas e tratar o problema, você pode contar com uma ajudinha da alimentação e aproveitar os benefícios dos alimentos diuréticos para vencer o inchaço!


Que tal começar hoje mesmo a incluir esses alimentos saudáveis em seu cardápio?


Gostou do conteúdo de hoje sobre alimentação para reduzir o inchaço? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Marcadores: , ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.