Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
ELIMINANDO AS ARBOVIROSES
 (DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA)



A Vigilância Sanitária e Ambiental  através da Secretaria Municipal de Saúde , convoca a população Juruenense  a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré , entre outras.

O QUE DEVO FAZER PARA COMBATER O MOSQUITO?

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha! Depende de você. A participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito da dengue (Aedes Aegypti).
PRINCIPAIS TIPOS DE CRIADOURO DO MOSQUITO:

Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados.

Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas.


Guardar pneus em locais cobertos.

Guardar garrafas com a boca virada para baixo.

Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água.


Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.

Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal.

Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias.


Guardar baldes com a boca virada para baixo.

Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos.


Manter limpas as piscinas.

Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos.


O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água e distribuídos por diversos criadouros.

QUAL O CICLO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI?

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adultos. Os ovos são depositados em condições adequadas, ou seja, em lugares quentes e úmidos, preferencialmente depositado em lugares próximos a linha d’água, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas dentro ou nas proximidades das casas, apartamentos, hotéis, ou em qualquer local com água limpa parada.
O organismo de cada pessoa reage de forma particular. Às vezes, os mesmos sintomas podem indicar enfermidades diferentes.
           



LEMBRE-SE:
 DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

  Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada. Faça sua parte! http://sistemas.saude.mt.gov.br/Login/AreaPublica/ através do email: vigilanciasjuruena@hotmail.com e do telefone: (66) 3553-1367 .
 


VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DE JURUENA




“SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO”



REVISADO POR:
Edilson da Silva de Goes

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Juruena
Elaborado por:
Roseneide Souza Soares
Administradora _CRA-MT 20-07988
Coordenadora de Vigilância Sanitária
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.