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Desenvolvido desde 2015, programa visa contribuir com a qualidade do ensino do município

Na última semana de novembro, a Nexa realizou, no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos, o encerramento do quarto e último ciclo das atividades da edição 2019 do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE).  A iniciativa, desenvolvida em conjunto com o Instituto Votorantim, tem como objetivo apoiar a melhoria da qualidade do ensino do município. O evento foi composto por um Seminário de Boas Práticas, no qual os gestores escolares puderam compartilhar as iniciativas adotadas em suas escolas a partir dos conhecimentos adquiridos durante as formações
O PVE tem como estratégia a atuação em duas frentes: a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e o engajamento na mobilização social. A temática escolhida envolve a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das Escolas, conforme as instruções do BNCC do Governo Federal (Base Nacional Comum Curricular).
Ao longo do programa, dois conceitos importantes para a execução dos trabalhos foram adotados: “estar presente” e “fazer a diferença”, o que fortalece a sua proposta de valor inspirada na mensagem “Estar presente faz a diferença”, cujo intuito é trabalhar para a melhoria da educação a partir do esforço e comprometimento das diversas esferas da sociedade envolvidas. Ao todo, 36 gestores escolares de Aripuanã participaram das formações desenvolvidas pelo PVE no decorrer do ano. O trabalho beneficia, aproximadamente, 250 professores, o que garante melhorias das práticas pedagógicas para mais de 3 mil alunos.
O secretário Municipal de Educação, Ermes José dos Reis, destacou que as propostas do programa vieram de encontro com as necessidades do município e contribuiu de forma eficaz na formação de diversos profissionais. “Este ano nós tivemos uma parceria bastante agradável, os formadores conseguiram nos passar exatamente aquilo que precisávamos em termos de desenvolvimento do professor na escola. Nesse sentido, o PVE contribuiu muito para formação dos diretores e dos coordenadores das escolas e da parte interna da secretaria”, explica.
A diretora da APAE, Jocielle de Oliveira, participou das formações e ressaltou que a iniciativa é de extrema relevância, pois contribui com a elaboração de estratégias para o desenvolvimento de um ensino de qualidade. “Foi um grande aprendizado. No decorrer dessas formações do PVE, aprendemos trabalhar melhor na gestão e desenvolver atividades. Fomos orientados em como buscar novas formas de aprendizagens e novos métodos para aplicar no dia a dia em sala de aula”, ressalta.
Para o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, a formação do PVE tem promovido o desenvolvimento de competências de gestores educacionais e escolares e da mobilização social em prol da educação, resultando na melhoria da aprendizagem dos alunos. “O objetivo do programa é contribuir com a melhoria dos índices da qualidade de ensino nas escolas. O PVE tem impactado também a gestão escolar por meio de práticas inovadoras. Isso mostra que a iniciativa transforma a educação, o que reflete de forma concreta no desenvolvimento da comunidade”, afirmou.
Sobre o PVE
Após 10 anos, o programa mudou de nome para deixar ainda mais claro o seu propósito: a Valorização da Educação. Desenvolvido pelo Instituto Votorantim desde 2009 em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e com impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Parceria pela Valorização da Educação tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. Em Aripuanã, o programa está inserido no eixo de atuação Infância e Juventude da estratégia de projetos sociais adotada pela Nexa e contribui com o desenvolvimento social de crianças e jovens.

Fonte: DN Notícias com Assessoria Thiago Itacaramby
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