Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, e os membros do Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus anunciaram na tarde desta quinta-feira a reabertura dos segmentos sociais e econômicos que estavam com as atividades presenciais suspensas em função das medidas restritivas impostas por decreto municipal para conter a proliferação da Covid-19 no município.
Obedecendo a um protocolo de medidas de proteção contra o contágio da doença, bares, lanchonetes, academias, cursos, feiras e igrejas estão liberados para retomar o atendimento neste fim de semana, a partir da publicação do decreto municipal, prevista pela assessoria jurídica do governo municipal para esta sexta-feira.
“Nós devemos entender que o sustento das pessoas depende dessas atividades comerciais, que são suas fontes econômicas. Queremos que as pessoas possam honrar seus compromissos”, diz Noboru Tomiyoshi. “Todos precisam obedecer ao protocolo de segurança para proteger funcionários, consumidores e, nas igrejas, os fiéis que participarão dos cultos”, alerta o prefeito.
Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), Laércio Batista, a normalização das atividades comerciais é fundamental para reaquecer a economia da cidade. “Importantíssima. O comércio volta a funcionar, os bares, restaurantes, academias, as igrejas, mas com todas as precauções contra o coronavírus. A Acic orienta todos os comerciantes para que adotem as medidas de higiene e de distanciamento nos estabelecimentos”, enaltece.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, comenta que é fundamental que os empresários priorizem as normas de higienização e de distanciamento entre as pessoas. “Todos os empresários e líderes religiosos concordaram com isso. Limpeza das mãos, a assepsia dos estabelecimentos, mesas e cadeiras. E o mais importante: uso de máscara, obrigatório tanto no decreto municipal quanto no estadual. Usando, você elimina uma grande chance de pegar essa doença”, avalia o gestor.
Apesar da flexibilização da atividade comercial e dos eventos religiosos, os moradores devem continuar mantendo as medidas de proteção, principalmente a higienização e o uso de máscara. A orientação é do tenente Giuliano Almeida Ferraz, comandante adjunto da 12ª Companhia de Bombeiros Militar. “Conclamamos a população para redobrar a conscientização em relação a esse inimigo invisível, que é o covid-19”, alerta.
O assessor jurídico da prefeitura, Adalberto Martins, ressalta que o comportamento participativo da população contribuiu para o afrouxamento das medidas de restrição. “A ideia de flexibilizar a rigidez das regras foi justamente dar um voto de confiança para aqueles que estavam sendo duramente penalizados com a restrição”, diz.
No entanto, o advogado reforça que todas as regras estabelecidas durante a reunião com o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus devem ser seguidas com atenção. “A inobservância das medidas ocasionará o retorno à situação anterior [suspensão das atividades]. Não existe tratamento oficial para a doença, de modo que as medidas preventivas é que apresentam maior eficácia contra o contágio”, observa Adalberto Martins.
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.