Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT



NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MEDICAMENTOS “KIT COVID-19”



Em relação a medicamentos para tratamento da COVID-19 (coronavírus) é importante ressaltar que por enquanto, não há medicamentos ou terapias aprovadas pelas autoridades médicas e sanitárias para prevenir ou tratar a COVID-19 no Brasil ou em qualquer outro país. As abordagens atuais baseiam-se em controlar sintomas, prevenir infecções e tentar evitar o avanço da doença com fármacos já conhecidos e usados para outras doenças.


Os fármacos, medicamentos, intitulados “KIT COVID-19”, divulgados nas redes sociais por agentes públicos e pela indústria farmacêutica, é composto basicamente por: hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, azitromicina, dexametasona e dipirona. Desses medicamentos, hoje, o município possui disponível para dispensação através de prescrição médica a hidroxicloroquina, ivermectina e dipirona.


O “KIT COVID-19”, em todo Brasil, só pode ser entregue ao paciente através de prescrição médica, pois os medicamentos cloroquina e azitromicina só podem ser dispensados com retenção de receituário de controle especial, conhecido como “branco duas vias”.


O Município não adotou a estratégia de “empacotar” os medicamentos em forma de “KIT” ou mesmo fotografar e expor em redes sociais, mas, até o dia 03 de julho dispensa, com exceção da dexametasona, os demais medicamentos, sempre respaldado na prescrição médica.


Esclarecemos ainda, que a falta do medicamento azitromicina ocorre por desabastecimento no mercado, esse medicamento estava licitado – Pregão Eletrônico nº 009/2020, realizado em Junho, a informação pode ser confirmada no site do município, porém a empresa vencedora do item solicitou desistência, apresentando justificativa de descontinuidade do medicamento pelo laboratório fabricante, no caso MEDQUÍMICA.


Mediante o fato acima exposto, o município realizou ampla busca no mercado de medicamentos, fechando orçamentos para dispensa de licitação, e acreditamos que na próxima semana teremos todos os medicamentos acima descritos para atender uma estimativa de 1.000 prescrições medicas dos mesmos.

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.