Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT


O atraso histórico no plantio não irá comprometer a produção de soja em Mato Grosso, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A avaliação da autarquia é de que os sojicultores do Estado conseguiram minizar o atraso na semeadura, causado pelas condições climáticas de insuficiência das chuvas ocorridas em setembro e outubro, com um “ritmo intenso de trabalho”.


“A partir da segunda quinzena de outubro foram intensificados os trabalhos de semeadura em larga escala, tendo em vista que os produtores trabalham com a perspectiva de otimizar as duas safras, majoritariamente a primeira safra de soja e a segunda, de milho ou mesmo algodão, apostando na regularidade das chuvas”, explicou a Conab, em sua segunda estimativa da safra 2020/21.


Por conta do ritmo intenso, com até três turnos de plantio, a avaliação da Conab é de que a produtividade da soja mato-grossense não será prejudicada, mantendo em 3,5 mil quilos por hectare. No entanto, a companhia destaca que a maior preocupação do produtor é antecipar os trabalhos de modo a não prejudicar a janela para as culturas de segunda safra.


A autarquia calculou aumento de 2,8% na área, que chegará a 10,2 milhões de hectares. “A incorporação de novas áreas é um processo natural no estado, e acontece em diversas frentes estaduais, em regiões distintas, com destaque para as parcelas nordeste, norte e noroeste, mediante cultivo em áreas de pastagem degradada”.


Já a produção é estimada em 36,8 milhões de toneladas, aumento de 2,7% em relação à safra passada. Até a última semana, 94% da área destinada ao cultivo em Mato Grosso já havia sido semeada.


Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.